Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6730

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStragevitch, Luiz pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fábio Adriano do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:07:04Z
dc.date.available2014-06-12T18:07:04Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationAdriano do Nascimento Silva, Fábio; Stragevitch, Luiz. Medição Experimental E Predição Da Volatilidade De Flex Fuels. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6730
dc.description.abstractCompostos oxigenados são usados como aditivos para elevar a octanagem da gasolina automotiva. Esses compostos substituem outros que são ambientalmente mais nocivos, como é o caso do chumbo tetraetila. No Brasil, o oxigenado empregado é o etanol anidro, usado em teores que variam de 20% e 25%. Nos últimos anos foi iniciada a comercialização de veículos equipados com motores projetados para funcionar com misturas de gasolina C e álcool hidratado em qualquer proporção, o flex fuel. Com o objetivo de contribuir para melhor compreender as propriedades do flex fuel, neste trabalho foram medidos dados de pressão de vapor reid na temperatura de 37,8°C, curvas de destilação e massa específica das misturas de gasolina A e etanol anidro, gasolina C (20% e 25%) e etanol hidratado em vários teores (0 a 100%). O método utilizado para a medição da pressão de vapor da gasolina baseia-se nos métodos ASTM D 5191 e ASTM D 6378. Os resultados mostram que a presença do etanol e da água presente no álcool hidratado afetam fortemente a volatilidade do flex fuel em relação à gasolina A. Com uma abordagem do equilíbrio líquido-vapor, considerando o flex fuel como uma mistura pseudoternária gasolina A/etanol/água, os dados foram correlacionados pelo modelo NRTL. O desvio médio obtido foi inferior 0,30 ao desvio padrão de 1,5 kPa esperado nas medidaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPressão de vaporpt_BR
dc.subjectFlex fuelpt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.titleMedição Experimental E Predição Da Volatilidade De Flex Fuelspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7863_1.pdf817,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons