Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67261

Comparte esta pagina

Título : Expressivismo lógico na agitação e propaganda : é possível revisar as regras do jogo de linguagem liberal explicitando suas contradições?
Autor : DANTAS JÚNIOR, Araken Ypiranga de Souza
Palabras clave : Jogos de linguagem; Agitação e propaganda; Contradições; Expressivismo lógico
Fecha de publicación : 29-jul-2025
Citación : DANTAS JÚNIOR, Araken Ypiranga de Souza. Expressivismo lógico na agitação e propaganda: é possível revisar as regras do jogo de linguagem liberal explicitando suas contradições?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas de agitação e propaganda, no sentido apresentado por Lenin, como instrumentos de explicitação das contradições internas do discurso liberal, visando a transformação de suas estruturas constitutivas. Buscaremos argumentar que os valores apresentados como universais, neutros e naturais — como a liberdade individual, a meritocracia e a associação entre riqueza e trabalho — são, em verdade, crenças historicamente situadas e socialmente construídas. Inicialmente, investigaremos como o discurso liberal, embora represente os interesses da classe dominante, opera como se expressasse os interesses da totalidade social. Em seguida, discutiremos como as práticas de agitação e propaganda podem funcionar como estratégias para explicitar contradições implícitas que sustentam tal discurso, desvelando seus pressupostos ideológicos. Por fim, proporemos o expressivismo lógico desenvolvido por Brandom, como ferramenta metodológica capaz de explicitar, resistir, disputar e transformar os jogos de linguagem que reproduzem a dominação, contribuindo para a construção de formas de vida mais emancipatórias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67261
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Bacharelado)



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons