Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67054

Comparte esta pagina

Título : As memórias das vítimas da escravidão na Segunda Década Internacional de Afrodescendentes (2025-2034)
Otros títulos : The memories of the victims of slavery in the Second International Decade for People of African Descent (2025-2034)
Autor : VIEIRA, Ana Cristina
Palabras clave : Direitos humanos; Memória negra; Tráfico transaltântico de escravizados; Narrativa escrava; Educação em Direitos humanos
Resumen : Este resumo apresenta como tema a memória das vítimas da escravidão e do tráfico transatlântico de escravizados. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU, [s. d.]), durante mais de 400 anos, mais de 15 milhões de homens, mulheres e crianças foram vítimas do terrível comércio transatlântico de escravizados. Muitos africanos e afrodescendentes, durante o período da Diáspora africana, escreveram suas histórias ou tiveram-nas registradas por outros sujeitos e/ou instituições. Em Assembleia Geral, a ONU adotou a Resolução 62/122 de 17 de dezembro de 2007, declarando o dia 25 de março como o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos. Desde então, esta resolução promove a oportunidade de honrar e relembrar aqueles que sofreram e morreram no sistema da escravidão, estimula a mobilização das instituições educacionais, da sociedade civil e de outras organizações a discutirem sobre as causas e as consequências do comércio transaltântico, e favorece a compreensão social sobre as práticas e as violências desenvolvidas pelo racismo antinegro (ONU, [s. d.]).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/67054
Aparece en las colecciones: Trabalhos de eventos (SIB)



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons