Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66929

Comparte esta pagina

Título : Xamanismo Suruwaha e o espírito do veneno. Uma interpretação do suicídio, pós-morte e concepções de saúde e bem viver
Autor : BRAGA, Palloma Cavalcanti Rezende
Palabras clave : Etnicidade; Povos indígenas; Suruwaha; Suicídio; Bem viver
Fecha de publicación : 18-jul-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BRAGA, Palloma Cavalcanti Rezende. Xamanismo Suruwaha e o espírito do veneno. Uma interpretação do suicídio, pós-morte e concepções de saúde e bem viver. Amazonas, Brasil. 2025. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta tese antropológica concede atenção ao universo dos Suruwaha, povo indígena isolado de recente contato habitante da região do Médio Purus na Amazônia brasileira, para investigar suas relações com a saúde, doença, suicídio e pós-morte procurando refletir essas relações nos significados de termos da língua Zuruaha atribuídos por eles mesmos (os Suruwaha) e que designam aspectos conceituais da filosofia do Bem Viver do grupo. Assim aqui é evidenciado uma produção descolonial que visa a interpretação de ontologia ameríndia, atendendo as preocupações da perspectiva decolonial, que busca desconstruir a visão hegemônica ocidental sobre a saúde, sendo uma contribuição a mais no diálogo condizente para uma melhor adequação dos serviços oferecidos e geridos pelo Estado. Vem a apresentar uma contextualização histórica e política fundamental para entender as estruturas de poder envolvidas no contexto do atendimento à saúde indígena e apresenta críticas aos modelos biomédicos hegemônicos e suas invisibilidades aos sistemas xamânicos tradicionais, questionando a eficácia de programas padronizados de saúde e destacando a necessidade de modelos que respeitem a diversidade étnica e cultural e as epistemologias indígenas. Ressaltando nas impressões de campo a importância da interculturalidade na saúde, os resultados apontados nesse estudo são de interesse do campo de estudo da Etnicidade e Antropologia da Saúde e no diálogo com as Ciências da Saúde Coletiva.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66929
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Palloma Cavalcanti Rezende Braga.pdf5.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons