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Title: A representação da população negra nos livros didáticos de geografia : análise em materiais didáticos destinados ao ensino fundamental - anos finais
Authors: SILVA, Kayllane Maria Oliveira da
Keywords: Livro didático; Lei 10.639/2003; Educação antirracista
Issue Date: 13-Aug-2025
Citation: SILVA, Kayllane Maria Oliveira da. A representação da população negra nos livros didáticos de geografia: análise em materiais didáticos destinados ao ensino fundamental - anos finais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A partir de uma perspectiva que entende o processo de conhecer o mundo, explorar narrativas e se situar politicamente na (re)produção do mundo, como um processo individual, defende-se que educar para as relações étnico-raciais é romper com hierarquias sociais que moldam o olhar do indivíduo sobre si e sobre o mundo. No Brasil, a sociedade composta por grupos étnicos diversos, convive e perpetua historicamente a exclusão de algumas populações, como por exemplo, a exclusão da população negra em muitos espaços, sendo os espaços institucionais um exemplo desses. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar o destaque e a posição social em que a população negra é representada imageticamente em livros didáticos de Geografia de quatro coleções de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024. Esse trabalho adota uma abordagem qualitativa, sendo realizada em duas fases: inicialmente, realização de uma pesquisa documental, e em segundo momento, a análise dos livros didáticos. No processo de análise dos livros didáticos ficaram evidentes, ao menos cinco avanços legais - a exemplo: as reformulações do PNLD e a referência à Lei n° 10.639/2003 entre as estratégias para alcançar as metas do Plano Nacional da Educação (PNE) - e inúmeras carências na efetivação - como a resistência das secretarias de educação e das instituições escolares (públicas e particulares) em se comprometerem com a inclusão dos temas correlatos em suas agendas educacionais -, expressas na manutenção de estereótipos, que nos livros didáticos de Geografia podem estar presentes em todos os temas, como nos debates sobre lugar, paisagem e espaço geográfico; sobre territórios e nações mundiais; ou até mesmo sobre globalização, e assim, se cristalizam no imaginário social. Assim, essa análise contribui para apontar pontos a serem aprimorados, visando o combate às práticas racistas e a criação de contextos educacionais favoráveis a formação da identidade de alunos negros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66657
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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