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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66657

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Fredson Pereira da-
dc.contributor.authorSILVA, Kayllane Maria Oliveira da-
dc.date.accessioned2025-10-21T18:02:38Z-
dc.date.available2025-10-21T18:02:38Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-10-15-
dc.identifier.citationSILVA, Kayllane Maria Oliveira da. A representação da população negra nos livros didáticos de geografia: análise em materiais didáticos destinados ao ensino fundamental - anos finais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66657-
dc.description.abstractA partir de uma perspectiva que entende o processo de conhecer o mundo, explorar narrativas e se situar politicamente na (re)produção do mundo, como um processo individual, defende-se que educar para as relações étnico-raciais é romper com hierarquias sociais que moldam o olhar do indivíduo sobre si e sobre o mundo. No Brasil, a sociedade composta por grupos étnicos diversos, convive e perpetua historicamente a exclusão de algumas populações, como por exemplo, a exclusão da população negra em muitos espaços, sendo os espaços institucionais um exemplo desses. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar o destaque e a posição social em que a população negra é representada imageticamente em livros didáticos de Geografia de quatro coleções de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2024. Esse trabalho adota uma abordagem qualitativa, sendo realizada em duas fases: inicialmente, realização de uma pesquisa documental, e em segundo momento, a análise dos livros didáticos. No processo de análise dos livros didáticos ficaram evidentes, ao menos cinco avanços legais - a exemplo: as reformulações do PNLD e a referência à Lei n° 10.639/2003 entre as estratégias para alcançar as metas do Plano Nacional da Educação (PNE) - e inúmeras carências na efetivação - como a resistência das secretarias de educação e das instituições escolares (públicas e particulares) em se comprometerem com a inclusão dos temas correlatos em suas agendas educacionais -, expressas na manutenção de estereótipos, que nos livros didáticos de Geografia podem estar presentes em todos os temas, como nos debates sobre lugar, paisagem e espaço geográfico; sobre territórios e nações mundiais; ou até mesmo sobre globalização, e assim, se cristalizam no imaginário social. Assim, essa análise contribui para apontar pontos a serem aprimorados, visando o combate às práticas racistas e a criação de contextos educacionais favoráveis a formação da identidade de alunos negros.pt_BR
dc.format.extent114p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleA representação da população negra nos livros didáticos de geografia : análise em materiais didáticos destinados ao ensino fundamental - anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8822866699325905pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8896839059139110pt_BR
dc.description.abstractxBased on a perspective that understands the process of knowing the world, exploring narratives, and politically positioning oneself in the (re)production of the world as an individual process, it is argued that educating for ethnic-racial relations means breaking with social hierarchies that shape an individual's view of themselves and the world. In Brazil, a society composed of diverse ethnic groups, the historical exclusion of certain populations, such as the Black population, is perpetuated in many spaces, with institutional spaces being a prime example. In this context, the present work aims to analyze the prominence and social position in which the Black population is represented visually in Geography textbooks from four collections approved by the 2024 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). This study adopts a qualitative approach and is conducted in two phases: initially, a documentary research is performed, followed by the analysis of the textbooks. The textbook analysis revealed at least five legal advancements—for example, the reformulation of the PNLD and the reference to Brazilian Law N° 10.639/2003 among the strategies to achieve the goals of the Plano Nacional da Educação (PNE)—and countless shortcomings in their implementation, such as the resistance of education secretariats and school institutions (public and private) to commit to including related topics in their educational agendas. These shortcomings are expressed in the perpetuation of stereotypes, which, in Geography textbooks, can be present in all themes, such as debates on place, landscape, and geographical space; on territories and world nations; or even on globalization, thus becoming crystallized in the social imaginary. Therefore, this analysis contributes to identifying areas for improvement, with the goal of combating racist practices and creating educational contexts that are favorable to the identity formation of Black students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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