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Título : Métodos de seleção e suas relações com o rendimento e a permanência nos cursos técnicos subsequentes do IFPE
Autor : SILVA JÚNIOR, Mariano Moreira da
Palabras clave : Métodos de seleção; Rendimento escolar; Evasão; Permanência; Ensino Técnico
Fecha de publicación : 25-sep-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA JÚNIOR, Mariano Moreira da. Métodos de seleção e suas relações com o rendimento e a permanência nos cursos técnicos subsequentes do IFPE. 2025. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho investiga comparativamente a relação entre os métodos de seleção de estudantes adotados pelo IFPE — prova objetiva e análise de desempenho por histórico escolar — e o rendimento acadêmico e a permanência nos cursos técnicos subsequentes nos Campi da 3a expansão. O estudo insere-se no contexto de expansão da Rede Federal e do debate sobre políticas de seleção, rendimento e evasão/permanência estudantis. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de cunho quantitativo, com base em dados de mais de 14 mil estudantes extraídos do sistema acadêmico QAcadêmico, referentes ao período de 2014 a 2023. A análise estatística combinou procedimentos descritivos e inferenciais — incluindo testes Qui-quadrado, exato de Fisher, Shapiro-Wilk, Wilcoxon-Mann-Whitney e modelagem por Modelos Lineares Mistos (LMM) e Modelos Lineares Generalizados Mistos (GLMM) — com nível de significância de 5%. Com base nos resultados, não foi identificada diferença estatisticamente significativa no rendimento médio entre os métodos, refutando a ideia de que o ingresso por prova assegura melhor desempenho acadêmico. Contudo, verificou-se forte associação entre forma de seleção e evasão, maior entre ingressantes por prova. Conclui-se que, no caso do IFPE, políticas de acesso mais sensíveis ao perfil estudantil, associadas a estratégias de acolhimento e suporte, não apenas podem reduzir a evasão e ampliar a permanência, mas também orientar decisões institucionais quanto ao custo-benefício dos processos seletivos, especialmente diante dos gastos envolvidos na aplicação de provas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66592
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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