Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66592

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARMO, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Mariano Moreira da-
dc.date.accessioned2025-10-17T02:41:24Z-
dc.date.available2025-10-17T02:41:24Z-
dc.date.issued2025-09-25-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Mariano Moreira da. Métodos de seleção e suas relações com o rendimento e a permanência nos cursos técnicos subsequentes do IFPE. 2025. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66592-
dc.description.abstractEste trabalho investiga comparativamente a relação entre os métodos de seleção de estudantes adotados pelo IFPE — prova objetiva e análise de desempenho por histórico escolar — e o rendimento acadêmico e a permanência nos cursos técnicos subsequentes nos Campi da 3a expansão. O estudo insere-se no contexto de expansão da Rede Federal e do debate sobre políticas de seleção, rendimento e evasão/permanência estudantis. Trata-se de pesquisa descritiva e exploratória, de cunho quantitativo, com base em dados de mais de 14 mil estudantes extraídos do sistema acadêmico QAcadêmico, referentes ao período de 2014 a 2023. A análise estatística combinou procedimentos descritivos e inferenciais — incluindo testes Qui-quadrado, exato de Fisher, Shapiro-Wilk, Wilcoxon-Mann-Whitney e modelagem por Modelos Lineares Mistos (LMM) e Modelos Lineares Generalizados Mistos (GLMM) — com nível de significância de 5%. Com base nos resultados, não foi identificada diferença estatisticamente significativa no rendimento médio entre os métodos, refutando a ideia de que o ingresso por prova assegura melhor desempenho acadêmico. Contudo, verificou-se forte associação entre forma de seleção e evasão, maior entre ingressantes por prova. Conclui-se que, no caso do IFPE, políticas de acesso mais sensíveis ao perfil estudantil, associadas a estratégias de acolhimento e suporte, não apenas podem reduzir a evasão e ampliar a permanência, mas também orientar decisões institucionais quanto ao custo-benefício dos processos seletivos, especialmente diante dos gastos envolvidos na aplicação de provas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMétodos de seleçãopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectEnsino Técnicopt_BR
dc.titleMétodos de seleção e suas relações com o rendimento e a permanência nos cursos técnicos subsequentes do IFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2328867244542935pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8558188425516554pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis study comparatively investigates the relationship between the student selection methods adopted by IFPE — assessement by exame and performance assessment based on school transcripts — and the academic performance and retention rates in subsequent technical courses offered at the campuses of the institution’s third expansion phase. The research is set within the context of the Federal Network’s expansion and the debate on selection policies, academic performance, and dropout/retention throughout the courses. It is a descriptive and exploratory quantitative study based on institutional data from over 14,000 students, extracted from the QAcadêmico, the academic management system, covering the period from 2014 to 2023. The statistical analysis combined descriptive and inferential procedures — including Chi-square, Fisher’s exact test, Shapiro-Wilk, Wilcoxon-Mann-Whitney, and modeling through Linear Mixed Models (LMM) and Generalized Linear Mixed Models (GLMM) — with a 5% significance level. The results showed no statistically significant difference in average performance between the selection methods, refuting the idea that admission through an exam ensures better academic performance. However, a strong association was found between the selection method and dropout rates, which were higher among students admitted via examination. It is concluded that, in the case of IFPE, access policies more attuned to students’ profiles, combined with institutional strategies for reception and support, can not only reduce dropout rates and enhance retention but also inform institutional decision-making regarding the cost-effectiveness of selection processes, particularly in light of the expenses involved in administering exams.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariano Moreira da Silva Júnior.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons