Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66591

Comparte esta pagina

Título : Ensino de Filosofia e consciência crítica numa perspectiva marxista
Autor : SANTOS, Yuri Formiga dos
Palabras clave : Marx; Formação humana; Trabalho; Consciência crítica; Ensino de filosofia
Fecha de publicación : 20-ago-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Yuri Formiga dos. Ensino de Filosofia e consciência crítica numa perspectiva marxista. 2025. Dissertação (Mestrado Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Uma das grandes questões da filosofia é a questão do Ser, ou seja, a essência do que existe, em especial a essência humana ou, em outras palavras, o que é humano. Karl Marx (1818-1883) revolucionou a forma de se compreender o Humano ao retirar-lhe atributos a-históricos e pensando-o sob a perspectiva do materialismo histórico- dialético. Deste modo, o ser humano passa ser compreendido em sua complexidade dialética dentro de um contexto sócio-historicamente determinado, ou seja, a partir da concretude de sua existência. Na esteira do marxismo, sob a perspectiva do trabalho como práxis e sua alienação, István Mészáros (1930-2017) busca compreender tais implicações sobre o ser humano pelas suas relações de trabalho e educação – socialização – liberdade e ideologia. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a formação humana enquanto relação entre trabalho, alienação e consciência crítica, numa perspectiva marxista, e um possível diálogo/trabalho com alunos do ensino médio. A Escola, com suas contradições internas – que são espelho e reflexo das contradições da própria sociedade –, assume importância crucial ao se revelar como um campo de disputa de interesses diversos e por ter papel preponderante na formação dos sujeitos, individuais e coletivos, nas sociedades contemporâneas. Com efeito, pensar o lugar que a filosofia e seu ensino ocupam na realidade escolar brasileira nos impõe ter que compreender os descaminhos percorridos por tal saber em território nacional ao longo de nossa história, isso implicaria percorrer suas mais variadas formas de organização e expressão, além de considerar, de forma dialética, os diversos fatores presentes na estrutura social em questão. Assim, compreender convergências e divergências, numa perspectiva marxista, entre educação, ensino de filosofia e sociedade pode contribuir para uma concepção de educação verdadeiramente emancipadora.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66591
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Yuri Formiga dos Santos.pdf8,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons