Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66591
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Suzano de Aquino | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Yuri Formiga dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T02:36:17Z | - |
dc.date.available | 2025-10-17T02:36:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Yuri Formiga dos. Ensino de Filosofia e consciência crítica numa perspectiva marxista. 2025. Dissertação (Mestrado Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66591 | - |
dc.description.abstract | Uma das grandes questões da filosofia é a questão do Ser, ou seja, a essência do que existe, em especial a essência humana ou, em outras palavras, o que é humano. Karl Marx (1818-1883) revolucionou a forma de se compreender o Humano ao retirar-lhe atributos a-históricos e pensando-o sob a perspectiva do materialismo histórico- dialético. Deste modo, o ser humano passa ser compreendido em sua complexidade dialética dentro de um contexto sócio-historicamente determinado, ou seja, a partir da concretude de sua existência. Na esteira do marxismo, sob a perspectiva do trabalho como práxis e sua alienação, István Mészáros (1930-2017) busca compreender tais implicações sobre o ser humano pelas suas relações de trabalho e educação – socialização – liberdade e ideologia. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é investigar a formação humana enquanto relação entre trabalho, alienação e consciência crítica, numa perspectiva marxista, e um possível diálogo/trabalho com alunos do ensino médio. A Escola, com suas contradições internas – que são espelho e reflexo das contradições da própria sociedade –, assume importância crucial ao se revelar como um campo de disputa de interesses diversos e por ter papel preponderante na formação dos sujeitos, individuais e coletivos, nas sociedades contemporâneas. Com efeito, pensar o lugar que a filosofia e seu ensino ocupam na realidade escolar brasileira nos impõe ter que compreender os descaminhos percorridos por tal saber em território nacional ao longo de nossa história, isso implicaria percorrer suas mais variadas formas de organização e expressão, além de considerar, de forma dialética, os diversos fatores presentes na estrutura social em questão. Assim, compreender convergências e divergências, numa perspectiva marxista, entre educação, ensino de filosofia e sociedade pode contribuir para uma concepção de educação verdadeiramente emancipadora. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Marx | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Consciência crítica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.title | Ensino de Filosofia e consciência crítica numa perspectiva marxista | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0169983389537362 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | One of the great questions in philosophy is the question of Being, that is, the essence of what exists, particularly the human essence, or in other words, what it means to be human. Karl Marx (1818-1883) revolutionized the understanding of the human by stripping it of ahistorical attributes and thinking of it from the perspective of dialectical-historical materialism. In this way, the human being is understood in its dialectical complexity within a socio-historically determined context, that is, from the concreteness of its existence. In the wake of Marxism, from the perspective of labor as praxis and its alienation, István Mészáros (1930-2017) seeks to understand the implications of these concepts on the human being through its relations of work and education – socialization – freedom, and ideology. In this sense, the general aim of this research is to investigate human formation as the relationship between work, alienation, and critical consciousness, from a Marxist perspective, and a potential dialogue/work with high school students. The School, with its internal contradictions – which mirror and reflect the contradictions of society itself – assumes crucial importance as it reveals itself as a field of dispute for various interests and plays a dominant role in the formation of individuals and collectives in contemporary societies. Therefore, thinking about the role that philosophy and its teaching occupy in the Brazilian school reality requires us to understand the different paths taken by such knowledge in the national territory throughout our history. This would involve exploring its various forms of organization and expression, as well as considering, in a dialectical manner, the diverse factors present in the social structure in question. Thus, understanding the convergences and divergences, from a Marxist perspective, between education, the teaching of philosophy, and society may contribute to a truly emancipatory conception of education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Yuri Formiga dos Santos.pdf | 8,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons