Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66567
Comparte esta pagina
Título : | A aprendizagem da matemática para a educação de jovens e adultos (EJA) – anos iniciais: a importância da metodologia da matemática do dia a dia para a compreensão dos conteúdos matemáticos na EJA |
Autor : | SILVA, Fabiano Freire da |
Palabras clave : | Educação de Jovens e Adultos; Matemática do cotidiano; Metodologia de ensino |
Fecha de publicación : | 21-ago-2025 |
Citación : | SILVA, Fabiano Freire da . A aprendizagem da matemática para a educação de jovens e adultos (EJA) – anos iniciais: a importância da metodologia da matemática do dia a dia para a compreensão dos conteúdos matemáticos na EJA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - EAD - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.2025 |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das práticas pedagógicas que relacionam o ensino da matemática com o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Anos Iniciais, na Região Metropolitana do Recife. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Nova Morada em dois dias, 25 e 26 de junho de 2025. Foram aplicas atividades que envolviam questões semelhantes em linguagens do dia a dia e algébrica aos educandos dessa instituição. A metodologia adotada teve abordagem qualitativa e empírica, utilizando observações em sala de aula e análise comparativa de desempenho dos discentes. Os resultados apontam que práticas contextualizadas promovem maior engajamento e compreensão dos conteúdos matemáticos, reduzindo a evasão escolar. Conclui-se que metodologias conectadas à realidade e a vida social dos alunos, principalmente da EJA, são eficazes para tornar o processo de aprendizagem mais significativo, participativo e menos abstrato. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66567 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fabiano Freire da Silva.pdf | 16,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons