Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66567

Share on

Title: A aprendizagem da matemática para a educação de jovens e adultos (EJA) – anos iniciais: a importância da metodologia da matemática do dia a dia para a compreensão dos conteúdos matemáticos na EJA
Authors: SILVA, Fabiano Freire da
Keywords: Educação de Jovens e Adultos; Matemática do cotidiano; Metodologia de ensino
Issue Date: 21-Aug-2025
Citation: SILVA, Fabiano Freire da . A aprendizagem da matemática para a educação de jovens e adultos (EJA) – anos iniciais: a importância da metodologia da matemática do dia a dia para a compreensão dos conteúdos matemáticos na EJA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - EAD - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.2025
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das práticas pedagógicas que relacionam o ensino da matemática com o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Anos Iniciais, na Região Metropolitana do Recife. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Nova Morada em dois dias, 25 e 26 de junho de 2025. Foram aplicas atividades que envolviam questões semelhantes em linguagens do dia a dia e algébrica aos educandos dessa instituição. A metodologia adotada teve abordagem qualitativa e empírica, utilizando observações em sala de aula e análise comparativa de desempenho dos discentes. Os resultados apontam que práticas contextualizadas promovem maior engajamento e compreensão dos conteúdos matemáticos, reduzindo a evasão escolar. Conclui-se que metodologias conectadas à realidade e a vida social dos alunos, principalmente da EJA, são eficazes para tornar o processo de aprendizagem mais significativo, participativo e menos abstrato.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66567
Appears in Collections:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Fabiano Freire da Silva.pdf16,8 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons