Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de História : a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa |
Autor(es): | VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de |
Palavras-chave: | Ensino de História; Metodologias ativas; Aula-oficina |
Data do documento: | 20-Ago-2025 |
Citação: | VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de. Ensino de História: a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O artigo tem como propósito analisar como a História, enquanto conhecimento científico, pode contribuir para a formação de crianças e adolescentes críticos, capazes de observar, questionar e interpretar a realidade. A análise de bibliografias relacionadas ao tema demonstra como as metodologias ativas de ensino podem constituir caminhos para uma aprendizagem significativa que vai além da memorização de fatos, personagens e datas. A aula-oficina, uma proposta metodológica específica do campo de Ensino de História na perspectiva de Isabel Barca, dialoga com as concepções ativas de aprendizagem e proporciona o desenvolvimento de habilidades investigativas e autonomia dos alunos. Neste sentido, apresentamos as potencialidades desta metodologia para a concretização da Educação Histórica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eluilson José Ramos de Vasconcelos Júnior.pdf | 701,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons