Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524

Compartilhe esta página

Título: Ensino de História : a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa
Autor(es): VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de
Palavras-chave: Ensino de História; Metodologias ativas; Aula-oficina
Data do documento: 20-Ago-2025
Citação: VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de. Ensino de História: a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O artigo tem como propósito analisar como a História, enquanto conhecimento científico, pode contribuir para a formação de crianças e adolescentes críticos, capazes de observar, questionar e interpretar a realidade. A análise de bibliografias relacionadas ao tema demonstra como as metodologias ativas de ensino podem constituir caminhos para uma aprendizagem significativa que vai além da memorização de fatos, personagens e datas. A aula-oficina, uma proposta metodológica específica do campo de Ensino de História na perspectiva de Isabel Barca, dialoga com as concepções ativas de aprendizagem e proporciona o desenvolvimento de habilidades investigativas e autonomia dos alunos. Neste sentido, apresentamos as potencialidades desta metodologia para a concretização da Educação Histórica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eluilson José Ramos de Vasconcelos Júnior.pdf701,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons