Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524
Comparte esta pagina
Título : | Ensino de História : a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa |
Autor : | VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de |
Palabras clave : | Ensino de História; Metodologias ativas; Aula-oficina |
Fecha de publicación : | 20-ago-2025 |
Citación : | VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de. Ensino de História: a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O artigo tem como propósito analisar como a História, enquanto conhecimento científico, pode contribuir para a formação de crianças e adolescentes críticos, capazes de observar, questionar e interpretar a realidade. A análise de bibliografias relacionadas ao tema demonstra como as metodologias ativas de ensino podem constituir caminhos para uma aprendizagem significativa que vai além da memorização de fatos, personagens e datas. A aula-oficina, uma proposta metodológica específica do campo de Ensino de História na perspectiva de Isabel Barca, dialoga com as concepções ativas de aprendizagem e proporciona o desenvolvimento de habilidades investigativas e autonomia dos alunos. Neste sentido, apresentamos as potencialidades desta metodologia para a concretização da Educação Histórica. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eluilson José Ramos de Vasconcelos Júnior.pdf | 701,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons