Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524

Comparte esta pagina

Título : Ensino de História : a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa
Autor : VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de
Palabras clave : Ensino de História; Metodologias ativas; Aula-oficina
Fecha de publicación : 20-ago-2025
Citación : VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de. Ensino de História: a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O artigo tem como propósito analisar como a História, enquanto conhecimento científico, pode contribuir para a formação de crianças e adolescentes críticos, capazes de observar, questionar e interpretar a realidade. A análise de bibliografias relacionadas ao tema demonstra como as metodologias ativas de ensino podem constituir caminhos para uma aprendizagem significativa que vai além da memorização de fatos, personagens e datas. A aula-oficina, uma proposta metodológica específica do campo de Ensino de História na perspectiva de Isabel Barca, dialoga com as concepções ativas de aprendizagem e proporciona o desenvolvimento de habilidades investigativas e autonomia dos alunos. Neste sentido, apresentamos as potencialidades desta metodologia para a concretização da Educação Histórica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Eluilson José Ramos de Vasconcelos Júnior.pdf701,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons