Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIANA, Felipe Souza-
dc.contributor.authorVASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de-
dc.date.accessioned2025-10-13T22:04:49Z-
dc.date.available2025-10-13T22:04:49Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.date.submitted2025-10-13-
dc.identifier.citationVASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de. Ensino de História: a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524-
dc.description.abstractO artigo tem como propósito analisar como a História, enquanto conhecimento científico, pode contribuir para a formação de crianças e adolescentes críticos, capazes de observar, questionar e interpretar a realidade. A análise de bibliografias relacionadas ao tema demonstra como as metodologias ativas de ensino podem constituir caminhos para uma aprendizagem significativa que vai além da memorização de fatos, personagens e datas. A aula-oficina, uma proposta metodológica específica do campo de Ensino de História na perspectiva de Isabel Barca, dialoga com as concepções ativas de aprendizagem e proporciona o desenvolvimento de habilidades investigativas e autonomia dos alunos. Neste sentido, apresentamos as potencialidades desta metodologia para a concretização da Educação Histórica.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAula-oficinapt_BR
dc.titleEnsino de História : a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Roberta Duarte da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4756727218422317pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8574411802025058pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this article is to analyze how History, as a field of scientific knowledge, can contribute to the development of critical thinking in children and adolescents, enabling them to observe, question, and interpret reality. The analysis of bibliographic sources related to the topic demonstrates how active teaching methodologies serve as pathways to meaningful learning that goes beyond the mere memorization of facts, characters, and dates. The classroom-workshop, a specific methodological approach within the field of History teaching from the perspective of Isabel Barca, aligns with active learning concepts and provides for the development of investigative skills and student autonomy. In this regard, we present the potential of this methodology in contributing to the realization of History education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6100250670524066pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Eluilson José Ramos de Vasconcelos Júnior.pdf701,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons