Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIANA, Felipe Souza | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T22:04:49Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T22:04:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-13 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS JÚNIOR, Eluilson José Ramos de. Ensino de História: a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66524 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como propósito analisar como a História, enquanto conhecimento científico, pode contribuir para a formação de crianças e adolescentes críticos, capazes de observar, questionar e interpretar a realidade. A análise de bibliografias relacionadas ao tema demonstra como as metodologias ativas de ensino podem constituir caminhos para uma aprendizagem significativa que vai além da memorização de fatos, personagens e datas. A aula-oficina, uma proposta metodológica específica do campo de Ensino de História na perspectiva de Isabel Barca, dialoga com as concepções ativas de aprendizagem e proporciona o desenvolvimento de habilidades investigativas e autonomia dos alunos. Neste sentido, apresentamos as potencialidades desta metodologia para a concretização da Educação Histórica. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Aula-oficina | pt_BR |
dc.title | Ensino de História : a aula-oficina como metodologia para uma aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Roberta Duarte da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4756727218422317 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8574411802025058 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this article is to analyze how History, as a field of scientific knowledge, can contribute to the development of critical thinking in children and adolescents, enabling them to observe, question, and interpret reality. The analysis of bibliographic sources related to the topic demonstrates how active teaching methodologies serve as pathways to meaningful learning that goes beyond the mere memorization of facts, characters, and dates. The classroom-workshop, a specific methodological approach within the field of History teaching from the perspective of Isabel Barca, aligns with active learning concepts and provides for the development of investigative skills and student autonomy. In this regard, we present the potential of this methodology in contributing to the realization of History education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6100250670524066 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eluilson José Ramos de Vasconcelos Júnior.pdf | 701,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons