Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66496

Compartilhe esta página

Título: A “questão democrática” e o acesso à informação no Brasil: reflexões a partir da Política Nacional de Assistência Social
Autor(es): SANTOS, Rayssa de Oliveira
Palavras-chave: “Questão democrática”; Acesso à informação; Política de assistência social; Neoconservadorismo
Data do documento: 14-Ago-2025
Citação: SANTOS, Rayssa de Oliveira. A “questão democrática” e o acesso à informação no Brasil: reflexões a partir da Política Nacional de Assistência Social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a “questão democrática” e o acesso à informação no Brasil: Reflexões a partir da Política Nacional de Assistência Social. Parte-se do entendimento de que essa problemática é fruto de um processo histórico marcado por desigualdades estruturais, heranças coloniais e a construção de uma democracia restrita e elitista que excluiu os “de baixo”. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre as determinações sócio-históricas da “questão democrática” no Brasil e seus desdobramentos no acesso à informação a partir da Política Nacional de Assistência Social. Buscou-se também identificar os conteúdos e diretrizes da PNAS relacionados aos processos de democratização e ao acesso à informação, bem como analisar o papel do Serviço Social frente ao cenário de desinformação, considerando as transformações contemporâneas, o avanço do neoconservadorismo no período de 2018-2024 e seus impactos no aprofundamento da “questão democrática” no país. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando o método marxista que se caracteriza pela análise do real no plano ideal, abrangendo a totalidade da realidade social e propondo uma investigação crítica dos fenômenos sociais. O estudo se baseia em fontes como artigos científicos, legislações e documentos do Serviço Social. Observa-se que a falta de acesso à informação sobre a política de assistência social no Brasil possui relação direta com a “questão democrática” que atravessa a história do país desde a colonização, expressando-se hoje por meio do neoconservadorismo que limita direitos da classe trabalhadora e defende o sucateamento das políticas sociais. Por fim, destaca-se o compromisso ético-político do Serviço Social na luta pela democracia e pela socialização das informações como estratégia de enfrentamento às desigualdades e ao desmonte dos direitos sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66496
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rayssa de Oliveira Santos.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons