Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66483

Share on

Title: Aula de campo no Eco Parque Pocinho: estratégia para o ensino de relações ecológicas
Authors: SANTOS, Gustavo de Lima
Keywords: Proposta de aula; Aula de campo; Relações ecológicas
Issue Date: 13-Aug-2025
Citation: SANTOS, Gustavo de Lima. Aula de Campo no Eco Parque Pocinho: Estratégia para o Ensino de Relações Ecológicas. 2025. 39 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Este trabalho busca como intuito propor uma aula de campo a partir da análise do espaço Eco Parque Pocinho, localizado no município de Moreno-PE, focado no tema “Relações ecológicas". Nesse contexto, essa proposta busca utilizar o espaço para observações das relações ecológicas para articular a teoria e a prática no ambiente real. Com isso, será utilizado a trilha como um recurso didático pedagógico para desenvolver essa atividade. O objetivo central deste trabalho é criar uma proposta para uma aula de campo centrada no tema de relações ecológicas. Desse modo, a metodologia utilizada neste trabalho foi uma Proposta de Intervenção Didático-Pedagógica utilizando abordagem qualitativa. Com isso, foram feitas visitas presenciais ao Eco Parque Pocinho para observação direta. Nesse cenário, também foram feitas fotografias para identificar o local e a relação ecológica que é observada nesse espaço. Portanto, espera-se que este estudo sirva como uma sugestão para futuras aulas de campo sobre o assunto. Desse modo, estima-se que o uso do Eco Parque Pocinho possa oferecer práticas inovadoras que possibilitem tornar a aprendizagem mais significativa para o aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66483
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - GUSTAVO DE LIMA SANTOS.pdf5,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons