Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66483

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSANTOS, Gustavo de Lima-
dc.date.accessioned2025-10-13T12:58:02Z-
dc.date.available2025-10-13T12:58:02Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-10-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Gustavo de Lima. Aula de Campo no Eco Parque Pocinho: Estratégia para o Ensino de Relações Ecológicas. 2025. 39 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66483-
dc.description.abstractEste trabalho busca como intuito propor uma aula de campo a partir da análise do espaço Eco Parque Pocinho, localizado no município de Moreno-PE, focado no tema “Relações ecológicas". Nesse contexto, essa proposta busca utilizar o espaço para observações das relações ecológicas para articular a teoria e a prática no ambiente real. Com isso, será utilizado a trilha como um recurso didático pedagógico para desenvolver essa atividade. O objetivo central deste trabalho é criar uma proposta para uma aula de campo centrada no tema de relações ecológicas. Desse modo, a metodologia utilizada neste trabalho foi uma Proposta de Intervenção Didático-Pedagógica utilizando abordagem qualitativa. Com isso, foram feitas visitas presenciais ao Eco Parque Pocinho para observação direta. Nesse cenário, também foram feitas fotografias para identificar o local e a relação ecológica que é observada nesse espaço. Portanto, espera-se que este estudo sirva como uma sugestão para futuras aulas de campo sobre o assunto. Desse modo, estima-se que o uso do Eco Parque Pocinho possa oferecer práticas inovadoras que possibilitem tornar a aprendizagem mais significativa para o aluno.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProposta de aulapt_BR
dc.subjectAula de campopt_BR
dc.subjectRelações ecológicaspt_BR
dc.titleAula de campo no Eco Parque Pocinho: estratégia para o ensino de relações ecológicaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/950210293502570pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to propose a field trip based on an analysis of the Eco Parque Pocinho, located in the municipality of Moreno-PE, focusing on the theme "Ecological Relationships." In this context, the proposal seeks to use the space for observations of ecological relationships to connect theory and practice in a real environment. The trail will be used as a didactic and pedagogical resource to develop this activity. The central objective of this work is to create a proposal for a field trip centered on the theme of ecological relationships. The methodology used in this work was a Didactic-Pedagogical Intervention Proposal with a qualitative approach. For this purpose, in-person visits were made to Eco Parque Pocinho for direct observation. In this scenario, photographs were also taken to identify the location and the ecological relationships observed in this space. Therefore, it is expected that this study will serve as a suggestion for future field trips on the subject. In this way, it is estimated that the use of Eco Parque Pocinho can offer innovative practices that make learning more meaningful for the student.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GUSTAVO DE LIMA SANTOS.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons