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Título: O ensino-aprendizagem de técnicas de costura orientada pelo Design da Informação e pelo Design Thinking: uma proposta didática para o Ensino Superior
Autor(es): AMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de
Palavras-chave: Design de Moda; Aprendizagem; Infodesign; Design Thinking
Data do documento: 30-Mai-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de. O ensino-aprendizagem de técnicas de costura orientada pelo Design da Informação e pelo Design Thinking: uma proposta didática para o Ensino Superior. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Com o desenvolvimento do ensino superior de Moda no Brasil e após sua regulamentação, a prática educativa necessita adaptar-se aos novos rumos da aprendizagem. O apoderamento de conteúdos do Design no ensino da Moda evidencia para a academia referências na implementação de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, o Design Thinking que busca em sua essência a resolução de problemas, conduz para educação uma proposta de aprendizagem investigativa, trabalhando de forma colaborativa e desenvolvendo a empatia. Uma proposta onde o estudante participa como formador de conhecimento e não apenas como receptor de informação, corroborando com as dinâmicas de aprendizagem vivenciadas a partir da metodologias ativas para a educação. Já o Design da Informação, traz contribuições efetivas no planejamento das informações para a produção e comercialização de produtos, e no processo de desenvolvimento do vestuário, pois o Infodesign auxilia na identificação de problemas, na avaliação e análise do uso e na otimização dos sistemas informacionais dos artefatos educacionais. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma abordagem de ensino reunindo fundamentos do Design Thinking, da Abordagem Baseada em Projetos (ABP) e do Design da Informação com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do design à aprendizagem no desenvolvimento de projetos de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação por método indutivo, e no modelo qualitativo organizado em pesquisa teórica e pesquisa prática. A pesquisa teórica buscou fundamentar metodologias de Design Thinking para a educação e da ABP, como também os princípios de Design da Informação que puderam ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de produtos de moda e elaboração de fichas técnicas. Já a pesquisa de campo buscou a verificação das formas de ensino e aprendizagem em contextos educacionais em cursos superiores de Moda, especificamente na disciplina com conteúdos de costura. Diante da somatória de conhecimentos alcançados, e a partir do cumprimento das fases da pesquisa, apresenta-se como resultado desta tese, diretrizes de ensino a serem aplicadas no âmbito educacional da Moda, no contexto do ensino superior, especificamente para disciplina de costura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66445
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