Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66445

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorAMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-10-09T13:13:26Z-
dc.date.available2025-10-09T13:13:26Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationAMORIM, Cíntia Raquel Ferreira de. O ensino-aprendizagem de técnicas de costura orientada pelo Design da Informação e pelo Design Thinking: uma proposta didática para o Ensino Superior. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66445-
dc.description.abstractCom o desenvolvimento do ensino superior de Moda no Brasil e após sua regulamentação, a prática educativa necessita adaptar-se aos novos rumos da aprendizagem. O apoderamento de conteúdos do Design no ensino da Moda evidencia para a academia referências na implementação de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, o Design Thinking que busca em sua essência a resolução de problemas, conduz para educação uma proposta de aprendizagem investigativa, trabalhando de forma colaborativa e desenvolvendo a empatia. Uma proposta onde o estudante participa como formador de conhecimento e não apenas como receptor de informação, corroborando com as dinâmicas de aprendizagem vivenciadas a partir da metodologias ativas para a educação. Já o Design da Informação, traz contribuições efetivas no planejamento das informações para a produção e comercialização de produtos, e no processo de desenvolvimento do vestuário, pois o Infodesign auxilia na identificação de problemas, na avaliação e análise do uso e na otimização dos sistemas informacionais dos artefatos educacionais. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma abordagem de ensino reunindo fundamentos do Design Thinking, da Abordagem Baseada em Projetos (ABP) e do Design da Informação com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do design à aprendizagem no desenvolvimento de projetos de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação por método indutivo, e no modelo qualitativo organizado em pesquisa teórica e pesquisa prática. A pesquisa teórica buscou fundamentar metodologias de Design Thinking para a educação e da ABP, como também os princípios de Design da Informação que puderam ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de produtos de moda e elaboração de fichas técnicas. Já a pesquisa de campo buscou a verificação das formas de ensino e aprendizagem em contextos educacionais em cursos superiores de Moda, especificamente na disciplina com conteúdos de costura. Diante da somatória de conhecimentos alcançados, e a partir do cumprimento das fases da pesquisa, apresenta-se como resultado desta tese, diretrizes de ensino a serem aplicadas no âmbito educacional da Moda, no contexto do ensino superior, especificamente para disciplina de costura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesign de Modapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInfodesignpt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem de técnicas de costura orientada pelo Design da Informação e pelo Design Thinking: uma proposta didática para o Ensino Superiorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8429701575510129pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxWith the development of higher education in Fashion in Brazil and after its regulation, the educational practice needs to adapt to the new directions of learning. The appropriation of Design contents in the teaching of Fashion reveals to the academy references in the implementation of its techniques and processes. In view of this articulation, Design Thinking, which seeks in its essence to solve problems, leads to education, a proposal for investigative learning, working collaboratively and developing empathy, where the student participates as a trainer of knowledge and not just as information eceiver corroborating with the learning dynamics experienced from the active methodologies for education. Information Design, on the other hand, can make effective contributions in the planning of information for the production and commercialization of products, and in the clothing development process, as Infodesign helps in identifying problems, in evaluating and analyzing the use and in optimizing systems. informational aspects of educational artifacts. From this perspective, this research aims to develop a teaching approach that brings together fundamentals of Design Thinking, Active Methodologies and Information Design with the purpose of adapting and incorporating design fundamentals and methods to learning in the development of fashion product projects, Therefore, an investigation will be carried out by inductive method, and in the qualitative model organized in theoretical research and practical research. The theoretical research seeks to base Design Thinking methodologies for education and Active Methodologies, as well as the principles of Information Design that can be inserted in the teaching-learning process for the development of fashion products and elaboration of technical sheets. The field research, on the other hand, seeks to verify the ways of teaching and learning and educational contexts in higher education courses in Fashion, specifically in the discipline of sewing. In view of the sum of knowledge achieved, from the completion of the research phases, it is intended to elaborate, then, teaching guidelines to be applied in the educational scope of Fashion, in the context of higher education, specifically for the discipline of sewing.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cintia Raquel Ferreira de Amorim.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons