Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66406

Comparte esta pagina

Título : A coerência entre conhecimentos, objetivos e métodos na prática do assistente social
Autor : VIEIRA, Ana Cristina de Souza
Palabras clave : Serviço Social - prática profissional;; Assistente social;; Práticas em serviço social
Fecha de publicación : 12-sep-1983
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este trabalho procura apresentar e analisar a pratica profissional de Serviço Social, especificamente a de um grupo de assistentes sociais que vem se mostrando preocupado com sua ação e, vem procurando, através de estudos sistemáticos, orientá-la na direção dos reais intereses de sua "clientela". Esta prática ê analisada a partir das relações que se estabelecem entre os conhecimentos que fundamentam a ação, os objetivos que a orientam e a metodologia usada para que eles sejam atingidos. A análise revela que os profissionais não se encontram nas mesmas condições, nem referenciados aos mesmos conhecimentos, mas coerentes dentro de suas posições. Podem ser divididos em dois grupos: o primeiro, critica a prática tradicional de Serviço Social, sem conseguir superâ-la e sem reconhecer que permanece circunscrito a seus limites. O segundo grupo, tenta uma superação da prática tradicional, mas escapa também ao discurso reconceituado, no que ele tem de extremista, realizando ações que se pretendem inscrever numa posição não conformista,através principalmente do questionamento da ordem institucional e do real privilegiamento da "clientela" do Serviço Social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66406
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação - ANA CRISTINA VIEIRA DOS SANTOS.pdf9,85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons