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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66392
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Título: | Representações indígenas nos livros didáticos de História : algumas considerações a partir do PNLD e a lei 11.645/2008 |
Autor(es): | SILVA, Maria Eduarda de Andrade |
Palavras-chave: | Livro didático; Ensino de História; PNLD |
Data do documento: | 15-Ago-2025 |
Citação: | SILVA, Maria Eduarda de Andrade. Representações indígenas nos livros didáticos de História: algumas considerações a partir do PNLD e a lei 11.645/2008. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente artigo objetivou analisar representações indígenas no livro didático "História Sociedade & Cidadania" (2022), de autoria de Alfredo Boulos e destinado aos anos finais do Ensino Fundamental brasileiro. Nessa perspectiva, discutimos as relações com as diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a legislação educacional vigente, em específico as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Em diálogo com Edson Silva (2008), Davi Kopenawa (2015) e Jörn Rüsen (2010), questionamos as imagens e textos no citado livro. Concluímos que, apesar da legislação e programas assegurando a inclusão da temática indígena no ensino de História, ainda persistem desafios na forma como essas representações são construídas e disseminadas no material didático. Observamos a necessidade de estratégias garantindo uma abordagem mais crítica e contextualizada, evitando o racismo, estereótipos e simplificações comprometendo a compreensão sobre a diversidade e da historicidade dos povos indígenas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66392 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
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