Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66392

Compartilhe esta página

Título: Representações indígenas nos livros didáticos de História : algumas considerações a partir do PNLD e a lei 11.645/2008
Autor(es): SILVA, Maria Eduarda de Andrade
Palavras-chave: Livro didático; Ensino de História; PNLD
Data do documento: 15-Ago-2025
Citação: SILVA, Maria Eduarda de Andrade. Representações indígenas nos livros didáticos de História: algumas considerações a partir do PNLD e a lei 11.645/2008. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo objetivou analisar representações indígenas no livro didático "História Sociedade & Cidadania" (2022), de autoria de Alfredo Boulos e destinado aos anos finais do Ensino Fundamental brasileiro. Nessa perspectiva, discutimos as relações com as diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a legislação educacional vigente, em específico as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Em diálogo com Edson Silva (2008), Davi Kopenawa (2015) e Jörn Rüsen (2010), questionamos as imagens e textos no citado livro. Concluímos que, apesar da legislação e programas assegurando a inclusão da temática indígena no ensino de História, ainda persistem desafios na forma como essas representações são construídas e disseminadas no material didático. Observamos a necessidade de estratégias garantindo uma abordagem mais crítica e contextualizada, evitando o racismo, estereótipos e simplificações comprometendo a compreensão sobre a diversidade e da historicidade dos povos indígenas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66392
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Maria Eduarda de Andrade Silva.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons