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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66392

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Allan Alves da Mata-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Eduarda de Andrade-
dc.date.accessioned2025-10-06T17:59:08Z-
dc.date.available2025-10-06T17:59:08Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Eduarda de Andrade. Representações indígenas nos livros didáticos de História: algumas considerações a partir do PNLD e a lei 11.645/2008. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66392-
dc.description.abstractO presente artigo objetivou analisar representações indígenas no livro didático "História Sociedade & Cidadania" (2022), de autoria de Alfredo Boulos e destinado aos anos finais do Ensino Fundamental brasileiro. Nessa perspectiva, discutimos as relações com as diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a legislação educacional vigente, em específico as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Em diálogo com Edson Silva (2008), Davi Kopenawa (2015) e Jörn Rüsen (2010), questionamos as imagens e textos no citado livro. Concluímos que, apesar da legislação e programas assegurando a inclusão da temática indígena no ensino de História, ainda persistem desafios na forma como essas representações são construídas e disseminadas no material didático. Observamos a necessidade de estratégias garantindo uma abordagem mais crítica e contextualizada, evitando o racismo, estereótipos e simplificações comprometendo a compreensão sobre a diversidade e da historicidade dos povos indígenas.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.titleRepresentações indígenas nos livros didáticos de História : algumas considerações a partir do PNLD e a lei 11.645/2008pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2509699075855471pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

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