Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66386

Compartilhe esta página

Título: Estado penal e a política do descarte : a transformação da punição nas prisões pernambucanas na crise do trabalho contemporânea
Autor(es): SILVA, Renato Henrique Oliveira da
Palavras-chave: Crise do trabalho; Prisão; Complexo Penitenciário do Curado; Estado; Direitos Humanos; Modernidade
Data do documento: 21-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Renato Henrique Oliveira da. Estado penal e a política do descarte: a transformação da punição nas prisões pernambucanas na crise do trabalho contemporânea. 2025. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa de dissertação estuda como a crise da prisão na contemporaneidade tem relação com o que tem sido conceituado enquanto crise do trabalho. Baseado na experiência prática desenvolvida durante o exercício profissional no Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões (SEMPRI), iremos a partir do Complexo Penitenciário do Curado (CPC) refletir como o valor do trabalho tem sido socializado na crise. Nesse sentido, faremos um resgate materialista histórico sobre o nascimento da instituição prisional desde a metrópole, na Europa, até a colônia, na experiência brasileira, para tentar atualizar os fundamentos e sentidos da prisão, reelaborando quais seus horizontes na crise. Desta forma, buscando compreender essa crise a luz de um processo jurídico internacional a qual o Estado brasileiro ocupa o lugar dos réus na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), iremos demonstrar um caso de emergência social, que é a situação de completa inconstitucionalidade de coisas que violam os direitos das pessoas privadas de liberdade no Complexo do Curado. Por conseguinte, esse trabalho irá dissertar sobre o valor do trabalho a partir de sua negatividade, demonstrando como a história da modernidade é o pleno desenvolvimento das suas forças produtivas/destrutivas que tem nos levados ao colapso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66386
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Renato Henrique Oliveira da Silva.pdf985,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons