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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66382
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Título : | Ensino dos conhecimentos históricos na Educação Infantil : uma análise da proposta curricular da Rede Municipal do Recife |
Autor : | RAMOS, Sumara de Fátima Ferreira dos Santos Martos |
Palabras clave : | Ensino de História; Educação Infantil; Conhecimentos históricos na Educação Infantil |
Fecha de publicación : | 19-ago-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | RAMOS, Sumara de Fátima Ferreira Dos Santos Martos. Ensino dos conhecimentos históricos na Educação Infantil: uma análise da proposta curricular da Rede Municipal do Recife. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Essa pesquisa é resultado do mestrado profissional em História da Universidade Federal de Pernambuco e analisa a forma como os conhecimentos históricos são trabalhados na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) através do referencial curricular organizado para esta etapa da Educação Básica. Além disso, as datas comemorativas são utilizadas como fator demarcador do Ensino de História na Educação Infantil, o que consideramos ser um fator limitante para a aprendizagem das crianças. Compreendendo que a criança é um ser ativo que produz cultura e conhecimento, elaboramos como pergunta principal a seguinte indagação: Quais são os conhecimentos históricos expressos no documento curricular da Educação Infantil na Rede Municipal do Ensino de Recife? O objetivo geral da pesquisa é analisar de que maneira os conhecimentos históricos estão expressos no documento curricular da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife. Como objetivos específicos temos: a) analisar alguns aspectos referentes à história da Educação Infantil no Brasil; b) Discutir os processos de ensino e aprendizagem dos conhecimentos históricos na Educação Infantil; c) Analisar o currículo da Rede Municipal de Ensino do Recife ao que tange aos conhecimentos históricos na Educação Infantil d) Apresentar como produto uma proposta de sequência didática para ser utilizada por professoras e professores da Educação Infantil da Rede de Ensino do Recife sobre o ensino dos conhecimentos históricos nesta etapa da educação básica. A pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa como sinalizam Minayo (2002) e Franco (2021). Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados serão analisados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 1977), tendo como locus o documento/caderno denominado, “Política Curricular da Rede Municipal de Ensino do Recife” (2015) voltado para a Educação Infantil. Como resultado da pesquisa verificamos que a Rede Municipal do Recife propõe para a educação infantil saberes históricos a serem trabalhados com as crianças rompendo com a lógica do trabalho com datas comemorativas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66382 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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