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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66382

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Roseane Maria de-
dc.contributor.authorRAMOS, Sumara de Fátima Ferreira dos Santos Martos-
dc.date.accessioned2025-10-06T13:19:03Z-
dc.date.available2025-10-06T13:19:03Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.identifier.citationRAMOS, Sumara de Fátima Ferreira Dos Santos Martos. Ensino dos conhecimentos históricos na Educação Infantil: uma análise da proposta curricular da Rede Municipal do Recife. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66382-
dc.description.abstractEssa pesquisa é resultado do mestrado profissional em História da Universidade Federal de Pernambuco e analisa a forma como os conhecimentos históricos são trabalhados na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) através do referencial curricular organizado para esta etapa da Educação Básica. Além disso, as datas comemorativas são utilizadas como fator demarcador do Ensino de História na Educação Infantil, o que consideramos ser um fator limitante para a aprendizagem das crianças. Compreendendo que a criança é um ser ativo que produz cultura e conhecimento, elaboramos como pergunta principal a seguinte indagação: Quais são os conhecimentos históricos expressos no documento curricular da Educação Infantil na Rede Municipal do Ensino de Recife? O objetivo geral da pesquisa é analisar de que maneira os conhecimentos históricos estão expressos no documento curricular da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife. Como objetivos específicos temos: a) analisar alguns aspectos referentes à história da Educação Infantil no Brasil; b) Discutir os processos de ensino e aprendizagem dos conhecimentos históricos na Educação Infantil; c) Analisar o currículo da Rede Municipal de Ensino do Recife ao que tange aos conhecimentos históricos na Educação Infantil d) Apresentar como produto uma proposta de sequência didática para ser utilizada por professoras e professores da Educação Infantil da Rede de Ensino do Recife sobre o ensino dos conhecimentos históricos nesta etapa da educação básica. A pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa como sinalizam Minayo (2002) e Franco (2021). Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados serão analisados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 1977), tendo como locus o documento/caderno denominado, “Política Curricular da Rede Municipal de Ensino do Recife” (2015) voltado para a Educação Infantil. Como resultado da pesquisa verificamos que a Rede Municipal do Recife propõe para a educação infantil saberes históricos a serem trabalhados com as crianças rompendo com a lógica do trabalho com datas comemorativas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectConhecimentos históricos na Educação Infantilpt_BR
dc.titleEnsino dos conhecimentos históricos na Educação Infantil : uma análise da proposta curricular da Rede Municipal do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0666613561846828pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research is a result of the professional master’s degree in History from the Universidade Federal e Pernambuco and analyzes how historical knowledge is worked in Early Childhood Education at the Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) through the curricular framework organized for this stage of Basic Education. In addition, the commemorative dates are used as a demarcating factor of History Teaching in Early Childhood Education which we consider to be a limiting factor for children’s learning. Understanding that the child is an active being that produces culture and knowledge, we elaborate as a main question the following inquiry: What are the historical knowledge expressed in the curricular document of Early Childhood Education in the Municipal School Network of Recife? The general objective of the research is to analyze how the historical knowledge are expressed in the curricular document of Early Childhood Education in the Municipal Network of Education of Recife. As specific objectives we have: a) analyze some aspects related to the history of Early Childhood Education in Brazil; b) Discuss the processes of teaching and learning of historical knowledge in Early Childhood Education; c) Analyze the curriculum of the Municipal Network of Education of Recife regarding historical knowledge in Early Childhood Education d) Present as a product a proposal for didactic sequence to be used by teachers of Early Childhood Education of Recife on teaching of historical knowledge at this stage of basic education. The research is anchored in a qualitative approach as indicated by Minayo (2002) and Franco (2021). It is a documentary research, whose data will be analyzed through content analysis (Bardin, 1977), having as locus the document/ notebook called "Curricular Policy of the Municipal School Network of Recife" (2015) focused on early childhood education. As a result of the research we verified that the Municipal Network of Recife proposes for children’s education historical knowledge to be worked with children breaking with the logic of work with commemorative dates.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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