Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66369
Compartilhe esta página
Título: | A TECELÃ DO INSTANTE: A REINTERPRETAÇÃO DA VOZ ORIENTAL NA POESIA DE ORIDES FONTELA SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DO HAIKAI |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, Taynan Iris da |
Palavras-chave: | Poesia brasileira; Orides Fontela; Concisão; Haikai; Orientalismo |
Data do documento: | 13-Ago-2025 |
Citação: | CONCEIÇÃO, Taynan Iris da. A TECELÃ DO INSTANTE: a reinterpretação da voz oriental na poesia de Orides Fontela segundo os princípios do haikai. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A trama lírica de Orides Fontela se assemelha ao labor de uma tecelã, na qual a autora explora as tensões entre a construção e a desconstrução da palavra na teia dos sentidos. Apesar da pequena fortuna poética publicada, esta poeta artesã apresenta uma riqueza lírica impressionante, sendo caracterizada pela escrita densa, cortante lucidez e pelo viés filosófico, e principalmente pelo estilo conciso. Para tanto, essa economia verbal que se destaca na sua escrita, levou-nos a considerar um forte diálogo entre o lirismo oridiano e a forma diminuta do haikai, sustentado pela conversão de Orides ao Budismo. Diante disso, a presente monografia buscou analisar possível aproximação entre uma poeta brasileira da década de 60 e a poesia no século XVII, representada por Bashô. À luz de Alves (2022), Gonçalves (2014), Castro (2015), entre outros estudiosos que investigam a vida e obra de Fontela, esmiuçamos a singularidade da voz oridiana e seus muitos desdobramentos; por outro lado, esta monografia também se apoiou em Araújo (2014), Nunes Filho (2018), entre outros pesquisadores dedicados a explorar a poética do instante de Matsuo Bashô e os princípios do haikai. Nesse sentido, este trabalho partiu de um olhar transversal entre os livros da Poesia Completa, pela editora Hedra, com a proposta de evidenciar a relação entre a sensibilidade poética de Orides Fontela e o universo bucólico captado pelo haikai. Tendo como base as investigações de Bucioli (2003), de Felizardo (2009) e Andrade (2010), pudemos observar o emular dessa voz oriental na poesia da autora, expressando traços concernentes à estilística do haikai, e principalmente, a subversão dessa arte em seus poemas, segunda sua subjetividade enquanto poeta-filosófica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66369 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Taynan Iris da Conceição.pdf | 783,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons