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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66369

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEITE, Jonas Jefferson de Souza-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Taynan Iris da-
dc.date.accessioned2025-10-03T16:13:59Z-
dc.date.available2025-10-03T16:13:59Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-09-19-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Taynan Iris da. A TECELÃ DO INSTANTE: a reinterpretação da voz oriental na poesia de Orides Fontela segundo os princípios do haikai. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66369-
dc.description.abstractA trama lírica de Orides Fontela se assemelha ao labor de uma tecelã, na qual a autora explora as tensões entre a construção e a desconstrução da palavra na teia dos sentidos. Apesar da pequena fortuna poética publicada, esta poeta artesã apresenta uma riqueza lírica impressionante, sendo caracterizada pela escrita densa, cortante lucidez e pelo viés filosófico, e principalmente pelo estilo conciso. Para tanto, essa economia verbal que se destaca na sua escrita, levou-nos a considerar um forte diálogo entre o lirismo oridiano e a forma diminuta do haikai, sustentado pela conversão de Orides ao Budismo. Diante disso, a presente monografia buscou analisar possível aproximação entre uma poeta brasileira da década de 60 e a poesia no século XVII, representada por Bashô. À luz de Alves (2022), Gonçalves (2014), Castro (2015), entre outros estudiosos que investigam a vida e obra de Fontela, esmiuçamos a singularidade da voz oridiana e seus muitos desdobramentos; por outro lado, esta monografia também se apoiou em Araújo (2014), Nunes Filho (2018), entre outros pesquisadores dedicados a explorar a poética do instante de Matsuo Bashô e os princípios do haikai. Nesse sentido, este trabalho partiu de um olhar transversal entre os livros da Poesia Completa, pela editora Hedra, com a proposta de evidenciar a relação entre a sensibilidade poética de Orides Fontela e o universo bucólico captado pelo haikai. Tendo como base as investigações de Bucioli (2003), de Felizardo (2009) e Andrade (2010), pudemos observar o emular dessa voz oriental na poesia da autora, expressando traços concernentes à estilística do haikai, e principalmente, a subversão dessa arte em seus poemas, segunda sua subjetividade enquanto poeta-filosófica.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectOrides Fontelapt_BR
dc.subjectConcisãopt_BR
dc.subjectHaikaipt_BR
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.titleA TECELÃ DO INSTANTE: A REINTERPRETAÇÃO DA VOZ ORIENTAL NA POESIA DE ORIDES FONTELA SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DO HAIKAIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3317491223320149pt_BR
dc.description.abstractxOrides Fontela's lyrical plot resembles the work of a weaver, through which the author explores the tensions between the construction and deconstruction of the word in the web of the senses. Despite the small poetic fortune published, this artisan poet presents an impressive lyrical richness, being characterized by dense writing, cutting lucidity and philosophical bias, and especially by her concise style. To this end, this verbal economy that stands out in his writing, led us to consider a strong dialogue between oridian lyricism and the diminutive form of haiku, sustained by Orides' conversion to Buddhism. In view of this, the present monograph sought to analyze a possible approximation between a Brazilian poet of the 60s and poetry in the seventeenth century, represented by Bashô. In the light of Alves (2022), Gonçalves (2014), Castro (2015), among other scholars who investigate Fontela's life and work, we scrutinize the uniqueness of the Oridian voice and its many developments; on the other hand, this monograph was also based on Araújo (2014), Nunes Filho (2018), among other researchers dedicated to exploring Matsuo Bashô's poetics of the instant and the principles of haiku. In this sense, this work started from a transversal look between the books of Poesia Completa, by the publisher Hedra, with the proposal of evidencing the relationship between the poetic sensibility of Orides Fontela and the bucolic universe captured by haiku. Based on the investigations of Bucioli (2003), Felizardo (2009) and Andrade (2010), we were able to observe the emulation of this oriental voice in the author's poetry, expressing traits concerning the stylistics of haiku, and mainly, the subversion of this art in yours poems, according to its subjectivity as a poet-philosopher.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas: Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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