Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66367

Compartilhe esta página

Título: Utilizando a trebuchet para o ensino de lançamento obliquo através de uma sequência de ensino investigativa
Autor(es): LOPES, Elton David
Palavras-chave: Lançamento obliquo; Sequência de Ensino Investigativa; Trebuchet; Alcance
Data do documento: 27-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOPES, Elton David. Utilizando a trebuchet para o ensino de lançamento obliquo através de uma sequência de ensino investigativa. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Ensinar Física na educação básica, propõe ao professor desafios significativos, como a desmotivação dos alunos, a falta de recursos e as dificuldades estruturais. Para driblar esses problemas, o professor busca meios de ensino que se validem em propostas de ensino que incentivem o interesse do estudante e que sejam de baixo custo. Esta pesquisa tomou essas condições como aspecto motivacional para propor uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), pautada na fundamentação de Carvalho (2013), que trabalha o conceito de lançamento oblíquo através da utilização de uma trebuchet de baixo custo. Esta SEI foi aplicada com 19 estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do estado de Alagoas, e se dividiu em quatro etapas: i) produção da trebuchet em pequenos grupos, ii) utilização da trebuchet por meio de dois desafios, iii) contextualização do conceito de lançamento oblíquo relacionando- o a utilização da trebuchet, em sala de aula, iv) questionário final que serviu como parâmetro para verificação dos conceitos físicos abordados. Ao logo da aplicação, conseguimos identificar indícios de alfabetização científica aprendizagens atitudinais e processuais. Com isso, concluímos que a aplicação desta SEI impactou de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem, instigou os estudantes a resolverem os desafios propostos, proporcionou que o estudante participasse ativamente do próprio processo de ensino, conseguiu promover a ampliação dos conhecimentos prévios para os científicos e no questionário final observou-se alto índice de aprendizagem do conceito de Lançamento Oblíquo. Por fim, propor uma metodologia de ensino que instigue a curiosidade e faça o estudante participar do processo, pode ser uma alternativa de ensino para vencer o desinteresse na sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66367
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elton David Lopes.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons