Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66367

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorLOPES, Elton David-
dc.date.accessioned2025-10-03T14:23:03Z-
dc.date.available2025-10-03T14:23:03Z-
dc.date.issued2025-07-27-
dc.identifier.citationLOPES, Elton David. Utilizando a trebuchet para o ensino de lançamento obliquo através de uma sequência de ensino investigativa. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66367-
dc.description.abstractEnsinar Física na educação básica, propõe ao professor desafios significativos, como a desmotivação dos alunos, a falta de recursos e as dificuldades estruturais. Para driblar esses problemas, o professor busca meios de ensino que se validem em propostas de ensino que incentivem o interesse do estudante e que sejam de baixo custo. Esta pesquisa tomou essas condições como aspecto motivacional para propor uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), pautada na fundamentação de Carvalho (2013), que trabalha o conceito de lançamento oblíquo através da utilização de uma trebuchet de baixo custo. Esta SEI foi aplicada com 19 estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do estado de Alagoas, e se dividiu em quatro etapas: i) produção da trebuchet em pequenos grupos, ii) utilização da trebuchet por meio de dois desafios, iii) contextualização do conceito de lançamento oblíquo relacionando- o a utilização da trebuchet, em sala de aula, iv) questionário final que serviu como parâmetro para verificação dos conceitos físicos abordados. Ao logo da aplicação, conseguimos identificar indícios de alfabetização científica aprendizagens atitudinais e processuais. Com isso, concluímos que a aplicação desta SEI impactou de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem, instigou os estudantes a resolverem os desafios propostos, proporcionou que o estudante participasse ativamente do próprio processo de ensino, conseguiu promover a ampliação dos conhecimentos prévios para os científicos e no questionário final observou-se alto índice de aprendizagem do conceito de Lançamento Oblíquo. Por fim, propor uma metodologia de ensino que instigue a curiosidade e faça o estudante participar do processo, pode ser uma alternativa de ensino para vencer o desinteresse na sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLançamento obliquopt_BR
dc.subjectSequência de Ensino Investigativapt_BR
dc.subjectTrebuchetpt_BR
dc.subjectAlcancept_BR
dc.titleUtilizando a trebuchet para o ensino de lançamento obliquo através de uma sequência de ensino investigativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9960593504174057pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxTeaching Physics in basic education presents teachers with significant challenges, such as students’ lack of motivation, scarcity of resources, and structural difficulties. To overcome these obstacles, teachers seek teaching strategies that stimulate student interest while remaining low-cost. This research considered these conditions as a motivational aspect to propose an Inquiry- Based Teaching Sequence (ITS), grounded in Carvalho’s framework (2013), which explores the concept of projectile motion through the use of a low-cost trebuchet. This ITS was implemented with 19 third-year high school students in a public school in the state of Alagoas, and it was divided into four stages: (i) construction of the trebuchet in small groups; (ii) use of the trebuchet through two challenges; (iii) contextualization of the concept of projectile motion by relating it to the use of the trebuchet in the classroom; and (iv) a final questionnaire that served as a parameter for assessing the physics concepts addressed. Throughout the implementation, we identified evidence of scientific literacy as well as attitudinal and procedural learning. Thus, we conclude that the application of this ITS had a positive impact on the teaching and learning process, encouraged students to solve the proposed challenges, enabled them to actively participate in their own learning process, promoted the expansion of prior knowledge into scientific knowledge, and, in the final questionnaire, revealed a high level of understanding of the concept of projectile motion. Finally, proposing a teaching methodology that sparks curiosity and encourages student participation in the learning process can be an alternative to overcoming classroom disengagement.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elton David Lopes.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons