Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66362

Comparte esta pagina

Título : Modelo de regressão GOLL-T aplicado a dados de vegetação
Autor : SANTOS, Paula Tárcimam Gomes
Palabras clave : Distribuições de probabilidade; GOLL-T; Índices de vegetação; Modelos de regressão; Sensoriamento remoto
Fecha de publicación : 29-may-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Paula Tárcimam Gomes. Modelo de regressão GOLL-T aplicado a dados de vegetação. 2025. Dissertação (Mestrado em Estatística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A análise de índices de vegetação é fundamental para a produção agrária e a qualidade do meio ambiente. Dentre os índices possíveis de serem analisados, o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index ) e o EVI (Enhanced Vegetation Index ) têm recebido muita atenção por sua relação fácil com os diferentes tipos de vegetação. Contudo, a análise desses índices requer o trabalho com distribuições tanto flexíveis como de suporte limitado. Para esse fim, esta dissertação propõe uma nova distribuição, denominada GOLL-T, construída a partir da família Geométrica Log-Logística Ímpar e reparametrizada em termos da média com suporte no intervalo (0,2). A motivação para o desenvolvimento dessa distribuição está na necessidade de modelar o índice de vegetação NDVI modificado a partir do EVI, utilizado no monitoramento da vegetação via sensoriamento remoto. Com base nessa distribuição, é proposto um modelo de regressão que incorpora propriedades analíticas relevantes, como momentos, entropia de Shannon, funções escore e matriz de informação de Fisher em forma matricial. Um estudo de simulação Monte Carlo avalia a performance dos estimadores de máxima verossimilhança em diferentes cenários, evidenciando boa performance conforme o aumento do tamanho amostral. A aplicação do modelo a dados reais obtidos via plataforma SATVeg mostra que a abordagem proposta é capaz de capturar relações não lineares entre variáveis ambientais de maneira mais eficaz do que modelos lineares tradicionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66362
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Estatística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paula Tárcimam Gomes Santos.pdf1,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons