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Título: Política de Ensino Médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13415/2017
Autor(es): SILVA, Ananda Souza Monteiro
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; Escola de Referência; Flexibilização Curricular
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: SILVA, Ananda Souza Monteiro e; SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas. Política de ensino médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13.415/2017. 2025
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças e desafios que a Reforma do Ensino Médio trouxe para as escolas da Rede Estadual de Pernambuco. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma escola de Referência em Ensino Médio na cidade de São Lourenço da Mata. Adotamos como procedimento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com a gestora e docentes. A análise considerou três categorias: flexibilização curricular, formação continuada dos docentes e distribuição de carga horária. Os resultados apontaram para a falácia da flexibilização curricular, que mostrou uma imposição para ambas as partes (professores e alunos), trazendo mais demanda e desmotivação para o trabalho docente e desinteresse por parte dos discentes. Por fim, a falta de formação adequada e a redução da carga horária de disciplinas do núcleo comum também foram apontados como desafios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66346
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