Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66346

Comparte esta pagina

Título : Política de Ensino Médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13415/2017
Autor : SILVA, Ananda Souza Monteiro
Palabras clave : Reforma do Ensino Médio; Escola de Referência; Flexibilização Curricular
Fecha de publicación : 8-ago-2025
Citación : SILVA, Ananda Souza Monteiro e; SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas. Política de ensino médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13.415/2017. 2025
Resumen : A presente pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças e desafios que a Reforma do Ensino Médio trouxe para as escolas da Rede Estadual de Pernambuco. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma escola de Referência em Ensino Médio na cidade de São Lourenço da Mata. Adotamos como procedimento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com a gestora e docentes. A análise considerou três categorias: flexibilização curricular, formação continuada dos docentes e distribuição de carga horária. Os resultados apontaram para a falácia da flexibilização curricular, que mostrou uma imposição para ambas as partes (professores e alunos), trazendo mais demanda e desmotivação para o trabalho docente e desinteresse por parte dos discentes. Por fim, a falta de formação adequada e a redução da carga horária de disciplinas do núcleo comum também foram apontados como desafios.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66346
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_%28versao_final%29_Ananda__assinado.pdf316,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons