Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66346

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas-
dc.contributor.authorSILVA, Ananda Souza Monteiro-
dc.date.accessioned2025-10-02T21:21:31Z-
dc.date.available2025-10-02T21:21:31Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-10-02-
dc.identifier.citationSILVA, Ananda Souza Monteiro e; SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas. Política de ensino médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13.415/2017. 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66346-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças e desafios que a Reforma do Ensino Médio trouxe para as escolas da Rede Estadual de Pernambuco. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma escola de Referência em Ensino Médio na cidade de São Lourenço da Mata. Adotamos como procedimento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com a gestora e docentes. A análise considerou três categorias: flexibilização curricular, formação continuada dos docentes e distribuição de carga horária. Os resultados apontaram para a falácia da flexibilização curricular, que mostrou uma imposição para ambas as partes (professores e alunos), trazendo mais demanda e desmotivação para o trabalho docente e desinteresse por parte dos discentes. Por fim, a falta de formação adequada e a redução da carga horária de disciplinas do núcleo comum também foram apontados como desafios.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEscola de Referênciapt_BR
dc.subjectFlexibilização Curricularpt_BR
dc.titlePolítica de Ensino Médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13415/2017pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5992000053934069pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1747853991109365pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the changes and challenges that the High School Reform brought to schools in the Pernambuco State School System. A case study was conducted at a leading high school in the city of São Lourenço da Mata. Data collection procedures included semi-structured interviews with the administrator and teachers. The analysis considered three categories: curricular flexibility, ongoing teacher training, and workload distribution. The results highlighted the fallacy of curricular flexibility, which imposed an imposition on both parties (teachers and students), creating increased demands and demotivation for teaching, as well as student disinterest. Finally, the lack of adequate training and the reduction in the workload of common core subjects were also identified as challenges.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Politicas e Gestão da Educação (DPGE)pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_%28versao_final%29_Ananda__assinado.pdf316,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons