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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66346
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ananda Souza Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-02T21:21:31Z | - |
dc.date.available | 2025-10-02T21:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-10-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ananda Souza Monteiro e; SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas. Política de ensino médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13.415/2017. 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66346 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças e desafios que a Reforma do Ensino Médio trouxe para as escolas da Rede Estadual de Pernambuco. Foi desenvolvido um estudo de caso em uma escola de Referência em Ensino Médio na cidade de São Lourenço da Mata. Adotamos como procedimento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com a gestora e docentes. A análise considerou três categorias: flexibilização curricular, formação continuada dos docentes e distribuição de carga horária. Os resultados apontaram para a falácia da flexibilização curricular, que mostrou uma imposição para ambas as partes (professores e alunos), trazendo mais demanda e desmotivação para o trabalho docente e desinteresse por parte dos discentes. Por fim, a falta de formação adequada e a redução da carga horária de disciplinas do núcleo comum também foram apontados como desafios. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Escola de Referência | pt_BR |
dc.subject | Flexibilização Curricular | pt_BR |
dc.title | Política de Ensino Médio em tempo integral em Pernambuco: mudanças e desafios pós Lei 13415/2017 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5992000053934069 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1747853991109365 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the changes and challenges that the High School Reform brought to schools in the Pernambuco State School System. A case study was conducted at a leading high school in the city of São Lourenço da Mata. Data collection procedures included semi-structured interviews with the administrator and teachers. The analysis considered three categories: curricular flexibility, ongoing teacher training, and workload distribution. The results highlighted the fallacy of curricular flexibility, which imposed an imposition on both parties (teachers and students), creating increased demands and demotivation for teaching, as well as student disinterest. Finally, the lack of adequate training and the reduction in the workload of common core subjects were also identified as challenges. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Politicas e Gestão da Educação (DPGE) | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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