Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66333
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SIMPLICIO, Thauane Edilma Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-02T11:20:42Z | - |
dc.date.available | 2025-10-02T11:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-15 | - |
dc.identifier.citation | SIMPLICIO, Thauane Edilma Duarte. O ensino da leitura na escola e o incentivo ao gosto de ler.. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66333 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve, de modo geral, o objetivo de compreender como professoras de redes públicas municipais de Pernambuco desenvolvem práticas de ensino de leitura que visem o desenvolvimento do gosto pela leitura nas crianças. O estudo foi desenvolvido apoiando-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa na área de educação (Deslandes; Gomes; Minayo, 2009). Como procedimento metodológico, realizamos a aplicação de um questionário (Gil,1999) junto a professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de dois municípios do interior de Pernambuco. Os resultados evidenciaram que a maior parte das docentes participantes afirmaram que seus alunos demonstravam interesse e prazer pelo ato de ler. Do mesmo modo, as docentes revelaram a importância de materiais atrativos para compor o acervo de obras literárias a serem disponibilizadas às crianças, bem como a importância de promover a aproximação delas com as obras literárias tanto em sala de aula, quanto na biblioteca. Por outro lado, as docentes encontravam alguns desafios no ensino de leitura, como a insuficiência de recursos e serviços de promoção ao gosto pela leitura por parte das instituições de ensino. Contudo, ainda buscavam, no contexto da sala de aula, promover, de certo modo, o gosto pela leitura nas crianças. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Gosto pela leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e Letramento | pt_BR |
dc.title | O ensino da leitura na escola e o incentivo ao gosto de ler. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1140201882260979 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-7999-5246 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC THAUANE EDILMA DUARTE SIMPLICIO.pdf | 687,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons