Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66333

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSIMPLICIO, Thauane Edilma Duarte-
dc.date.accessioned2025-10-02T11:20:42Z-
dc.date.available2025-10-02T11:20:42Z-
dc.date.issued2025-08-19-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationSIMPLICIO, Thauane Edilma Duarte. O ensino da leitura na escola e o incentivo ao gosto de ler.. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66333-
dc.description.abstractO presente trabalho teve, de modo geral, o objetivo de compreender como professoras de redes públicas municipais de Pernambuco desenvolvem práticas de ensino de leitura que visem o desenvolvimento do gosto pela leitura nas crianças. O estudo foi desenvolvido apoiando-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa na área de educação (Deslandes; Gomes; Minayo, 2009). Como procedimento metodológico, realizamos a aplicação de um questionário (Gil,1999) junto a professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de dois municípios do interior de Pernambuco. Os resultados evidenciaram que a maior parte das docentes participantes afirmaram que seus alunos demonstravam interesse e prazer pelo ato de ler. Do mesmo modo, as docentes revelaram a importância de materiais atrativos para compor o acervo de obras literárias a serem disponibilizadas às crianças, bem como a importância de promover a aproximação delas com as obras literárias tanto em sala de aula, quanto na biblioteca. Por outro lado, as docentes encontravam alguns desafios no ensino de leitura, como a insuficiência de recursos e serviços de promoção ao gosto pela leitura por parte das instituições de ensino. Contudo, ainda buscavam, no contexto da sala de aula, promover, de certo modo, o gosto pela leitura nas crianças.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGosto pela leiturapt_BR
dc.subjectEnsino de Leiturapt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentopt_BR
dc.titleO ensino da leitura na escola e o incentivo ao gosto de ler.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1140201882260979pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-7999-5246pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAUANE EDILMA DUARTE SIMPLICIO.pdf687,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons