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Título : Construção de um conjunto de jogos didáticos baseados no domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom como instrumento interativo na compreensão de conceitos de fenômenos físicos e químicos.
Autor : ZACARIAS, Thais dos Santos
Palabras clave : Ensino de química; Jogos didáticos; Taxonomia de Bloom; Fenômenos físicos e químicos
Fecha de publicación : 21-ago-2025
Citación : ZACARIAS, Thais dos Santos. Construção de um conjunto de jogos didáticos baseados no domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom como instrumento interativo na compreensão dos conceitos de fenômenos físicos e químicos. 2025. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente trabalho tem como foco desenvolver e validar, de forma teórica, quatro jogos didáticos voltados ao ensino de fenômenos físicos e químicos, fundamentados a partir dos quatro primeiros níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom: lembrar, entender, aplicar e analisar. A pesquisa enquadra-se em uma abordagem qualitativa e surge como alternativa ao ensino tradicional de Química, buscando transformar conteúdos frequentemente abordados de forma expositiva e pouco atrativa, em experiências lúdicas, interativas e contextualizadas, capazes de estimular a participação ativa dos estudantes. A elaboração dos jogos foi orientada pela Taxonomia de Bloom, que forneceu o referencial para definição dos objetivos cognitivos de cada proposta, e também por parâmetros lúdicos que possibilitaram avaliar a coerência pedagógica e o potencial interativo das atividades. Foram criados: (i) Dominó Químico – nível ―lembrar‖, com associação de conceitos e imagens; (ii) Desafio dos Fenômenos – nível ―entender‖, inspirado no jogo Imagem & Ação, estimulando interpretação e classificação de fenômenos; (iii) Missão no Laboratório Fantasma – nível ―aplicar‖, em formato cooperativo com narrativa investigativa para resolução de problemas contextualizados; e (iv) Quiz dos Fenômenos – nível ―analisar‖, desenvolvido na plataforma Kahoot, exigindo avaliação crítica de situações e tomada de decisão. A validação teórica indicou que todos os jogos se alinham aos níveis cognitivos propostos, promovendo habilidades específicas como memorização, interpretação, aplicação prática e análise crítica. Evidenciou-se que a diversidade de formatos, entre recursos físicos e digitais, amplia as possibilidades de aplicação e atende a diferentes estilos de aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66332
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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