Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66311
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Cecília Almeida Rodrigues | - |
dc.contributor.author | SANTIAGO, Ana Carolyna dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-30T16:18:55Z | - |
dc.date.available | 2025-09-30T16:18:55Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Ana Carolyna dos Santos. Considerações Sobre Histeria e Gênero: Uma Análise do Fandom de One Direction e Suas Implicações Culturais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda ) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66311 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende analisar como os discursos midiáticos construíram imagens sobre as fãs da banda One Direction, frequentemente associando suas manifestações afetivas a noções de histeria, instabilidade emocional e irracionalidade. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada na análise de matérias jornalísticas, fotografias e conteúdos audiovisuais produzidos entre 2010 e 2015, período que corresponde ao auge do grupo. Além do recorte temporal principal, o estudo também abrangeu notícias e publicações posteriores à separação da banda, com o intuito de investigar se essas narrativas permanecem em fandoms contemporâneos e se os estigmas atribuídos às jovens mulheres continuam sendo reproduzidos nos meios de comunicação. O corpus foi composto a partir de buscas direcionadas em plataformas digitais e redes sociais, com palavras-chave relacionadas ao fenômeno cultural da One Direction. A análise dialoga com autoras e autores como Simone de Beauvoir (1980), Judith Butler (2018), Angela McRobbie (2009), Henry Jenkins (1992; 2006; 2013), Kaitlyn Tiffany (2022) e Lucy Bennett (2012), fornecendo um referencial teórico para compreender como gênero, emoção e cultura se articulam na formulação desses discursos. Os resultados apontam que jornais e veículos audiovisuais tendem a reforçar estereótipos que desvalorizam o comportamento de fãs, enquanto expressões semelhantes de públicos masculinos, como torcedores de futebol, são geralmente legitimadas. Este estudo contribui para os estudos culturais ao propor uma reflexão crítica sobre o papel da imprensa na manutenção de desigualdades simbólicas e sobre o potencial criativo, político e social presente nas comunidades de fãs. | pt_BR |
dc.format.extent | 64 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | fandom | pt_BR |
dc.subject | gênero | pt_BR |
dc.subject | One Direction | pt_BR |
dc.subject | cultura midiática | pt_BR |
dc.subject | mulheres | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre Histeria e Gênero: Uma Análise do Fandom de One Direction e suas Implicações Culturais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0022671868840293 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze how media discourses have constructed images of fans of the band One Direction, often associating their affective expressions with notions of hysteria, emotional instability, and irrationality. To this end, a qualitative, exploratory research was conducted, based on the analysis of journalistic articles, photographs, and audiovisual content produced between 2010 and 2015, the period corresponding to the band’s peak. In addition to the main time frame, the study also considered news and publications released after the band’s breakup, in order to investigate whether these narratives persist in contemporary fandoms and whether the stigmas attributed to young women continue to be reproduced in the media. The corpus was compiled through targeted searches on digital platforms and social media using keywords related to the One Direction cultural phenomenon. The analysis draws on theorists such as Simone de Beauvoir (1980), Judith Butler (2018), Angela McRobbie (2009), Henry Jenkins (1992; 2006; 2013), Kaitlyn Tiffany (2022) e Lucy Bennett (2012), providing a theoretical framework for understanding how gender, emotion, and culture intersect in the formulation of these discourses. The results indicate that newspapers and audiovisual outlets tend to reinforce stereotypes that devalue fan behaviors, whereas similar expressions from male audiences, such as football supporters, are generally legitimized. This study contributes to cultural studies by offering a critical reflection on the media’s role in maintaining symbolic inequalities and on the creative, political, and social potential present in fan communities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Curso de Publicidade e Propaganda – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Publicidade e Propaganda |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Carolyna dos Santos Santiago.pdf | 12,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons