Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66243

Comparte esta pagina

Título : O uso do jogo de tabuleiro WAR como metodologia ativa no Ensino de Geografia : reflexões sobre território e eurocentrismo
Autor : BEZERRA, José Henrique da Silva
Palabras clave : Território; Eurocentrismo; Ensino de Geografia; Metodologias ativas; Jogos de tabuleiro
Fecha de publicación : 12-ago-2025
Citación : BEZERRA, José Henrique da Silva. O uso do jogo de tabuleiro WAR como metodologia ativa no Ensino de Geografia: reflexões sobre território e eurocentrismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho apresenta o jogo de tabuleiro WAR como recurso didático no ensino de Geografia, com enfoque nos conceitos de território e eurocentrismo. Inicialmente, foi realizada uma análise das regras do jogo, identificando relações entre o domínio de territórios e a distribuição de exércitos por rodada, evidenciando uma marginalização do continente africano. Em seguida, elaborou-se uma fórmula didática para avaliar o equilíbrio interno do jogo, revelando que a África apresenta desvantagem em relação a Europa, ainda que sua relevância territorial e estratégica seja comparável. Como procedimento metodológico, foram desenvolvidas oficinas didáticas em uma escola pública do Recife com estudantes do Ensino Médio, nas quais os alunos participaram de atividades lúdicas e de uma partida de WAR adaptada ao contexto pedagógico. Os dados obtidos indicaram que, embora os discentes demonstrem compreender o conceito de território, não houve domínio sobre o conceito de eurocentrismo, o que se refletiu em escolhas que revelam traços de uma visão marginalizadora em relação à África e à Oceania. Os resultados demonstram que o uso do jogo WAR favorece o engajamento e promove a aprendizagem significativa, permitindo a reflexão crítica sobre conteúdos geográficos. Conclui-se que os jogos de tabuleiro, enquanto metodologias ativas, podem tornar o ensino mais dinâmico, acessível e capaz de estimular o pensamento crítico sobre heranças coloniais e culturais presentes no imaginário coletivo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66243
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons