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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66243
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Anthony de Padua Azevedo | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, José Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T16:27:20Z | - |
dc.date.available | 2025-09-25T16:27:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-25 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, José Henrique da Silva. O uso do jogo de tabuleiro WAR como metodologia ativa no Ensino de Geografia: reflexões sobre território e eurocentrismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66243 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o jogo de tabuleiro WAR como recurso didático no ensino de Geografia, com enfoque nos conceitos de território e eurocentrismo. Inicialmente, foi realizada uma análise das regras do jogo, identificando relações entre o domínio de territórios e a distribuição de exércitos por rodada, evidenciando uma marginalização do continente africano. Em seguida, elaborou-se uma fórmula didática para avaliar o equilíbrio interno do jogo, revelando que a África apresenta desvantagem em relação a Europa, ainda que sua relevância territorial e estratégica seja comparável. Como procedimento metodológico, foram desenvolvidas oficinas didáticas em uma escola pública do Recife com estudantes do Ensino Médio, nas quais os alunos participaram de atividades lúdicas e de uma partida de WAR adaptada ao contexto pedagógico. Os dados obtidos indicaram que, embora os discentes demonstrem compreender o conceito de território, não houve domínio sobre o conceito de eurocentrismo, o que se refletiu em escolhas que revelam traços de uma visão marginalizadora em relação à África e à Oceania. Os resultados demonstram que o uso do jogo WAR favorece o engajamento e promove a aprendizagem significativa, permitindo a reflexão crítica sobre conteúdos geográficos. Conclui-se que os jogos de tabuleiro, enquanto metodologias ativas, podem tornar o ensino mais dinâmico, acessível e capaz de estimular o pensamento crítico sobre heranças coloniais e culturais presentes no imaginário coletivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Eurocentrismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.title | O uso do jogo de tabuleiro WAR como metodologia ativa no Ensino de Geografia : reflexões sobre território e eurocentrismo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6885547278424039 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents the board game WAR as a didactic resource in the teaching of Geography, focusing on the concepts of territory and Eurocentrism. Initially, an analysis of the game’s rules was carried out, identifying relationships between territorial control and the distribution of armies per round, evidencing a marginalization of the African continent. Subsequently, a didactic formula was developed to assess the internal balance of the game, revealing that Africa is disadvantaged in relation to Europe, even though its territorial and strategic relevance is comparable. As a methodological procedure, didactic workshops were conducted in a public school in Recife with high school students, in which participants engaged in playful activities and an adapted WAR game session within a pedagogical context. The data indicated that, although students demonstrated an understanding of the concept of territory, they did not master the concept of eurocentrism, which was reflected in choices that revealed traces of a marginalizing view of Africa and Oceania. The results show that the use of the WAR game fosters engagement and promotes meaningful learning, enabling critical reflection on geographical content. It is concluded that board games, as active methodologies, can make teaching more dynamic, accessible, and capable of stimulating critical thinking about colonial and cultural legacies present in the collective imagination. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O USO DO JOGO DE TABULEIRO WAR COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA REFLEXÕES SOBRE TERRITÓRIO E EUROCENTRISMO - JOSÉ HENRIQUE DA SILVA BEZERRA - 25 - 09 - 2025.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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