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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66243

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Anthony de Padua Azevedo-
dc.contributor.authorBEZERRA, José Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-25T16:27:20Z-
dc.date.available2025-09-25T16:27:20Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-25-
dc.identifier.citationBEZERRA, José Henrique da Silva. O uso do jogo de tabuleiro WAR como metodologia ativa no Ensino de Geografia: reflexões sobre território e eurocentrismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66243-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o jogo de tabuleiro WAR como recurso didático no ensino de Geografia, com enfoque nos conceitos de território e eurocentrismo. Inicialmente, foi realizada uma análise das regras do jogo, identificando relações entre o domínio de territórios e a distribuição de exércitos por rodada, evidenciando uma marginalização do continente africano. Em seguida, elaborou-se uma fórmula didática para avaliar o equilíbrio interno do jogo, revelando que a África apresenta desvantagem em relação a Europa, ainda que sua relevância territorial e estratégica seja comparável. Como procedimento metodológico, foram desenvolvidas oficinas didáticas em uma escola pública do Recife com estudantes do Ensino Médio, nas quais os alunos participaram de atividades lúdicas e de uma partida de WAR adaptada ao contexto pedagógico. Os dados obtidos indicaram que, embora os discentes demonstrem compreender o conceito de território, não houve domínio sobre o conceito de eurocentrismo, o que se refletiu em escolhas que revelam traços de uma visão marginalizadora em relação à África e à Oceania. Os resultados demonstram que o uso do jogo WAR favorece o engajamento e promove a aprendizagem significativa, permitindo a reflexão crítica sobre conteúdos geográficos. Conclui-se que os jogos de tabuleiro, enquanto metodologias ativas, podem tornar o ensino mais dinâmico, acessível e capaz de estimular o pensamento crítico sobre heranças coloniais e culturais presentes no imaginário coletivo.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectEurocentrismopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.titleO uso do jogo de tabuleiro WAR como metodologia ativa no Ensino de Geografia : reflexões sobre território e eurocentrismopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6885547278424039pt_BR
dc.description.abstractxThis work presents the board game WAR as a didactic resource in the teaching of Geography, focusing on the concepts of territory and Eurocentrism. Initially, an analysis of the game’s rules was carried out, identifying relationships between territorial control and the distribution of armies per round, evidencing a marginalization of the African continent. Subsequently, a didactic formula was developed to assess the internal balance of the game, revealing that Africa is disadvantaged in relation to Europe, even though its territorial and strategic relevance is comparable. As a methodological procedure, didactic workshops were conducted in a public school in Recife with high school students, in which participants engaged in playful activities and an adapted WAR game session within a pedagogical context. The data indicated that, although students demonstrated an understanding of the concept of territory, they did not master the concept of eurocentrism, which was reflected in choices that revealed traces of a marginalizing view of Africa and Oceania. The results show that the use of the WAR game fosters engagement and promotes meaningful learning, enabling critical reflection on geographical content. It is concluded that board games, as active methodologies, can make teaching more dynamic, accessible, and capable of stimulating critical thinking about colonial and cultural legacies present in the collective imagination.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)



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