Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209

Compartilhe esta página

Título: A Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: Uma revisão sistemática da literatura.
Autor(es): MENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de
Palavras-chave: Avaliação Formativa; Avaliação Somativa; Educação Física Escolar; Revisão Sistemática; Aprendizagem
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: MENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de. A Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo tem como objetivo mapear a literatura científica no que concerne ao impacto das avaliações formativa e somativa na aprendizagem dos alunos em aulas de Educação Física escolar. Este estudo seguiu uma revisão sistemática da literatura, guiada pelo protocolo PRISMA, para responder como a avaliação formativa e somativa contribui para a aprendizagem na Educação Física escolar, utilizando os descritores “Avaliação Formativa”, “Avaliação Somativa”, “Educação Física Escolar” e “Aprendizagem” nas bases SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Dos 15 estudos inicialmente identificados, 8 atenderam aos critérios de inclusão, de serem publicações empíricas entre 2015 e 2025, em português brasileiro, com texto completo e foco no tema, e foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin). Inicialmente foi realizada a leitura do resumo e após a seleção, a leitura completa dos estudos mapeados que investigam a eficácia dessas práticas avaliativas. Os resultados evidenciam que a avaliação na Educação Física escolar ainda é marcada pelo predomínio da abordagem somativa e classificatória, mas os estudos analisados apontam avanços na adoção de práticas formativas mais inclusivas, reflexivas e participativas, indicando a necessidade de investir na formação docente e na articulação equilibrada entre avaliação formativa e somativa para superar práticas excludentes e tornar o processo avaliativo mais significativo para a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Avaliação Formativa, Avaliação Somativa, Educação Física Escolar, Revisão Sistemática, Aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Flávio Henrique de Holanda Bezerra de Menezes.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons