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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Bruno de Brito | - |
dc.contributor.author | MENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T22:15:46Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T22:15:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-18 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Flávio Henrique de Holanda Bezerra de. A Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66209 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo mapear a literatura científica no que concerne ao impacto das avaliações formativa e somativa na aprendizagem dos alunos em aulas de Educação Física escolar. Este estudo seguiu uma revisão sistemática da literatura, guiada pelo protocolo PRISMA, para responder como a avaliação formativa e somativa contribui para a aprendizagem na Educação Física escolar, utilizando os descritores “Avaliação Formativa”, “Avaliação Somativa”, “Educação Física Escolar” e “Aprendizagem” nas bases SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Dos 15 estudos inicialmente identificados, 8 atenderam aos critérios de inclusão, de serem publicações empíricas entre 2015 e 2025, em português brasileiro, com texto completo e foco no tema, e foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bardin). Inicialmente foi realizada a leitura do resumo e após a seleção, a leitura completa dos estudos mapeados que investigam a eficácia dessas práticas avaliativas. Os resultados evidenciam que a avaliação na Educação Física escolar ainda é marcada pelo predomínio da abordagem somativa e classificatória, mas os estudos analisados apontam avanços na adoção de práticas formativas mais inclusivas, reflexivas e participativas, indicando a necessidade de investir na formação docente e na articulação equilibrada entre avaliação formativa e somativa para superar práticas excludentes e tornar o processo avaliativo mais significativo para a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Avaliação Formativa, Avaliação Somativa, Educação Física Escolar, Revisão Sistemática, Aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Formativa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Somativa | pt_BR |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Revisão Sistemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A Avaliação Formativa e Somativa como Ferramentas de Promoção da Aprendizagem na Educação Física Escolar: Uma revisão sistemática da literatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9885443293732382 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to map the scientific literature regarding the impact of formative and summative assessments on students’ learning in school Physical Education classes. A systematic literature review was conducted, guided by the PRISMA protocol, to answer how formative and summative assessment contribute to learning in school Physical Education, using the descriptors “Formative Assessment,” “Summative Assessment,” “School Physical Education,” and “Learning” in the SciELO, PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar databases. Of the 15 studies initially identified, 8 met the inclusion criteria—empirical publications between 2015 and 2025, in Brazilian Portuguese, with full text available and focused on the topic—and were analyzed using Bardin’s content analysis technique. An initial reading of the abstracts was performed, followed by a full reading of the selected studies investigating the effectiveness of these assessment practices. The results show that assessment in school Physical Education is still largely marked by the predominance of summative and classificatory approaches. However, the analyzed studies point to progress in adopting more inclusive, reflective, and participatory formative practices, highlighting the need to invest in teacher training and in a balanced articulation between formative and summative assessment to overcome exclusionary practices and make the assessment process more meaningful for student learning. Keywords: Formative Assessment, Summative Assessment, School Physical Education, Systematic Review, Learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-7246-8624 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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