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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66204

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Catarina Carneiro-
dc.contributor.authorLIRA, Valentina de Brito-
dc.date.accessioned2025-09-24T18:57:22Z-
dc.date.available2025-09-24T18:57:22Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-24-
dc.identifier.citationLIRA, Valentina. COMO AS DIRETRIZES OPERACIONAIS NACIONAIS DE QUALIDADE E EQUIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL TRATAM A DIMENSÃO DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ADULTO- CRIANÇA? 2025. Trabalho de Conclusão de Curso( Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66204-
dc.description.abstractO presente estudo explora a relação entre profissionais da educação e as crianças da primeira infância, considerando a afetividade como fator determinante. Para isso, traz como campo analítico as escrituras da recém publicada Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que aprova as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (Brasil, 2024). Adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise documental, considerando o texto da resolução como lócus investigativo. A análise possibilitou compreender o tratamento dado à relação adulto￾criança pelas DONQEEI (Brasil, 2024), reconhecendo que a dimensão da afetividade ainda é secundária no referido documento. Conclui-se que, embora o documento oficial expresse um compromisso com a equidade educacional, não trata com clareza as especificidades humanas necessárias para a docência, tampouco a inserção do campo afetivo como primordial à identidade profissional para atuação com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa contribui para o debate sobre a eficácia das diretrizes e pode subsidiar futuras reflexões sobre o aprimoramento dos instrumentos normativos da área.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação Adulto-Criançapt_BR
dc.subjectDiretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantilpt_BR
dc.titleComo as diretrizes operacionais nacionais de qualidade e equidade para a educação infantil tratam a dimensão da afetividade na relação adulto- criança?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1895935657182946pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



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