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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66204
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Catarina Carneiro | - |
dc.contributor.author | LIRA, Valentina de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:57:22Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:57:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-24 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Valentina. COMO AS DIRETRIZES OPERACIONAIS NACIONAIS DE QUALIDADE E EQUIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL TRATAM A DIMENSÃO DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ADULTO- CRIANÇA? 2025. Trabalho de Conclusão de Curso( Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66204 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo explora a relação entre profissionais da educação e as crianças da primeira infância, considerando a afetividade como fator determinante. Para isso, traz como campo analítico as escrituras da recém publicada Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que aprova as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (Brasil, 2024). Adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise documental, considerando o texto da resolução como lócus investigativo. A análise possibilitou compreender o tratamento dado à relação adultocriança pelas DONQEEI (Brasil, 2024), reconhecendo que a dimensão da afetividade ainda é secundária no referido documento. Conclui-se que, embora o documento oficial expresse um compromisso com a equidade educacional, não trata com clareza as especificidades humanas necessárias para a docência, tampouco a inserção do campo afetivo como primordial à identidade profissional para atuação com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa contribui para o debate sobre a eficácia das diretrizes e pode subsidiar futuras reflexões sobre o aprimoramento dos instrumentos normativos da área. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Relação Adulto-Criança | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Como as diretrizes operacionais nacionais de qualidade e equidade para a educação infantil tratam a dimensão da afetividade na relação adulto- criança? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1895935657182946 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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COMO_AS_DIRETRIZES_OPERACIONAIS_NACIONAIS_DE_QUALIDADE_E_EQUIDADE_PARA_A_EDUCACAO_INFANTIL_TRATAM_A_DIMENSAO_DA_AFETIVIDADE_NA_RELACAO_ADULTO-_CRIANCA_assinado.pdf | 332,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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