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Título : Como as diretrizes operacionais nacionais de qualidade e equidade para a educação infantil tratam a dimensão da afetividade na relação adulto- criança?
Autor : LIRA, Valentina de Brito
Palabras clave : Educação Infantil; Afetividade; Relação Adulto-Criança; Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil
Fecha de publicación : 12-ago-2025
Citación : LIRA, Valentina. COMO AS DIRETRIZES OPERACIONAIS NACIONAIS DE QUALIDADE E EQUIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL TRATAM A DIMENSÃO DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ADULTO- CRIANÇA? 2025. Trabalho de Conclusão de Curso( Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente estudo explora a relação entre profissionais da educação e as crianças da primeira infância, considerando a afetividade como fator determinante. Para isso, traz como campo analítico as escrituras da recém publicada Resolução CNE/CEB nº 1/2024, que aprova as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil (Brasil, 2024). Adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio de uma análise documental, considerando o texto da resolução como lócus investigativo. A análise possibilitou compreender o tratamento dado à relação adulto￾criança pelas DONQEEI (Brasil, 2024), reconhecendo que a dimensão da afetividade ainda é secundária no referido documento. Conclui-se que, embora o documento oficial expresse um compromisso com a equidade educacional, não trata com clareza as especificidades humanas necessárias para a docência, tampouco a inserção do campo afetivo como primordial à identidade profissional para atuação com as crianças da Educação Infantil. A pesquisa contribui para o debate sobre a eficácia das diretrizes e pode subsidiar futuras reflexões sobre o aprimoramento dos instrumentos normativos da área.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66204
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



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