Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66130

Compartilhe esta página

Título: A sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografia
Autor(es): OLIVEIRA, Cristiane Silva de
Palavras-chave: Geografia escolar; Problemática ambiental; Práticas pedagógicas
Data do documento: 24-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Cristiane Silva de. A sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografia. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A utilização de sequências didáticas com atividades dinâmicas que proporcionem o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem no Ensino de Geografia rompe com a metodologia tradicional. Assim, o professor finda com a memorização de conceitos e as respostas prontas, conduzindo o desenvolvimento do raciocínio geográfico para a compreensão dos fenômenos que decorrem da relação do homem com o local de vivência. Nesta perspectiva, a pesquisa procurou responder a seguinte questão: Em que medida a sequência didática se constitui numa estratégia pedagógica facilitadora para abordagem de conteúdos geográficos? O estudo foi realizado com estudantes de uma turma de 3o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Áurea de Moura Cavalcanti em Olinda Pernambuco por meio de uma sequência didática nas aulas de Geografia. Desse modo, o objetivo geral consistiu em apresentar uma sequência didática para abordar os problemas socioambientais no bairro Ouro Preto em Olinda-PE. Tendo ainda, como objetivos específicos: debater a categoria geográfica lugar e o bairro de Ouro Preto em Olinda- PE; discutir a sequência didática enquanto instrumento pedagógico no ensino de Geografia; analisar a satisfação dos estudantes em participar das atividades aplicadas na sequência didática. A pesquisa encontra-se ancorada na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: levantamentos bibliográficos, aulas expositivas e dialogadas, elaboração de quadros-síntese, análise de imagens, realização de trabalho de campo, produção de mapas mentais. Ademais, foram aplicados questionários sobre a satisfação das atividades desenvolvidas com estudantes, analisados e interpretados pelo método de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos demonstram que uma sequência didática, cujas atividades pedagógicas, conectem os conteúdos geográficos à realidade e experiências dos estudantes, contribui para uma aprendizagem mais significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66130
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiane Silva de Oliveira.pdf7,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons