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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66130
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Título: | A sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografia |
Autor(es): | OLIVEIRA, Cristiane Silva de |
Palavras-chave: | Geografia escolar; Problemática ambiental; Práticas pedagógicas |
Data do documento: | 24-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, Cristiane Silva de. A sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografia. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A utilização de sequências didáticas com atividades dinâmicas que proporcionem o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem no Ensino de Geografia rompe com a metodologia tradicional. Assim, o professor finda com a memorização de conceitos e as respostas prontas, conduzindo o desenvolvimento do raciocínio geográfico para a compreensão dos fenômenos que decorrem da relação do homem com o local de vivência. Nesta perspectiva, a pesquisa procurou responder a seguinte questão: Em que medida a sequência didática se constitui numa estratégia pedagógica facilitadora para abordagem de conteúdos geográficos? O estudo foi realizado com estudantes de uma turma de 3o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Áurea de Moura Cavalcanti em Olinda Pernambuco por meio de uma sequência didática nas aulas de Geografia. Desse modo, o objetivo geral consistiu em apresentar uma sequência didática para abordar os problemas socioambientais no bairro Ouro Preto em Olinda-PE. Tendo ainda, como objetivos específicos: debater a categoria geográfica lugar e o bairro de Ouro Preto em Olinda- PE; discutir a sequência didática enquanto instrumento pedagógico no ensino de Geografia; analisar a satisfação dos estudantes em participar das atividades aplicadas na sequência didática. A pesquisa encontra-se ancorada na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: levantamentos bibliográficos, aulas expositivas e dialogadas, elaboração de quadros-síntese, análise de imagens, realização de trabalho de campo, produção de mapas mentais. Ademais, foram aplicados questionários sobre a satisfação das atividades desenvolvidas com estudantes, analisados e interpretados pelo método de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos demonstram que uma sequência didática, cujas atividades pedagógicas, conectem os conteúdos geográficos à realidade e experiências dos estudantes, contribui para uma aprendizagem mais significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66130 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia |
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