Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66130

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Cristiane Silva de-
dc.date.accessioned2025-09-23T13:46:18Z-
dc.date.available2025-09-23T13:46:18Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristiane Silva de. A sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografia. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66130-
dc.description.abstractA utilização de sequências didáticas com atividades dinâmicas que proporcionem o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem no Ensino de Geografia rompe com a metodologia tradicional. Assim, o professor finda com a memorização de conceitos e as respostas prontas, conduzindo o desenvolvimento do raciocínio geográfico para a compreensão dos fenômenos que decorrem da relação do homem com o local de vivência. Nesta perspectiva, a pesquisa procurou responder a seguinte questão: Em que medida a sequência didática se constitui numa estratégia pedagógica facilitadora para abordagem de conteúdos geográficos? O estudo foi realizado com estudantes de uma turma de 3o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Áurea de Moura Cavalcanti em Olinda Pernambuco por meio de uma sequência didática nas aulas de Geografia. Desse modo, o objetivo geral consistiu em apresentar uma sequência didática para abordar os problemas socioambientais no bairro Ouro Preto em Olinda-PE. Tendo ainda, como objetivos específicos: debater a categoria geográfica lugar e o bairro de Ouro Preto em Olinda- PE; discutir a sequência didática enquanto instrumento pedagógico no ensino de Geografia; analisar a satisfação dos estudantes em participar das atividades aplicadas na sequência didática. A pesquisa encontra-se ancorada na abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: levantamentos bibliográficos, aulas expositivas e dialogadas, elaboração de quadros-síntese, análise de imagens, realização de trabalho de campo, produção de mapas mentais. Ademais, foram aplicados questionários sobre a satisfação das atividades desenvolvidas com estudantes, analisados e interpretados pelo método de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados obtidos demonstram que uma sequência didática, cujas atividades pedagógicas, conectem os conteúdos geográficos à realidade e experiências dos estudantes, contribui para uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectProblemática ambientalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA sequência didática como estratégia pedagógica na abordagem dos problemas socioambientais no ensino de Geografiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9376669169350048pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe use of didactic sequences with dynamic activities that promote student protagonism in the learning process in Geography education breaks with traditional methodology. Thus, the teacher moves away from memorizing concepts and pre- formed answers, guiding the development of geographic reasoning toward the understanding of phenomena arising from the relationship between humans and their living environment. In this perspective, the research aimed to answer the following question: To what extent does the didactic sequence serve as a facilitating pedagogical strategy for addressing geographic content? The study was conducted with students from a 3rd-year class of high school at the Áurea de Moura Cavalcanti Reference School in Olinda, Pernambuco, through a didactic sequence in Geography classes. Thus, the general objective was to present a didactic sequence to address socio- environmental issues in the Ouro Preto neighborhood in Olinda-PE. Specific objectives included: discussing the geographic category of place and the Ouro Preto neighborhood in Olinda-PE; discussing the didactic sequence as a pedagogical tool in Geography education; and analyzing student satisfaction in participating in the activities applied in the didactic sequence. The research is grounded in a qualitative approach, with methodological procedures including: bibliographic surveys, expository and dialogued classes, creation of synthesis charts, image analysis, fieldwork, and production of mind maps. Furthermore, questionnaires about the satisfaction with the developed activities were applied to students, analyzed, and interpreted using Laurence Bardin's content analysis method. The results obtained demonstrate that a didact sequece, whose pedagogical activities connect geographic content to the reality and experiences of students, contributes to more meaningful learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cristiane Silva de Oliveira.pdf7,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons