Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66125
Compartilhe esta página
Título: | Possibilidades e desafios do desenvolvimento de projetos didáticos no processo de alfabetização na perspectiva do letramento |
Autor(es): | SILVA, Patrícia Valéria Bemvindo da |
Palavras-chave: | Educação; Projetos didáticos; Letramento |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Patrícia Valéria Bemvindo da Possibilidades e desafios do desenvolvimento de projetos didáticos no processo de alfabetização na perspectiva do letramento. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação básica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa teve por objetivo identificar as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento de projetos didáticos na alfabetização de crianças. O trabalho de investigação seguiu os contornos metodológicos da pesquisa de campo à luz das contribuições teóricas de autores que tratam especificamente de projetos didáticos. Foi adotada a abordagem qualitativa, por meio da observação de 30 aulas e 30 minientrevistas. Foi feito um estudo exploratório, participativo e propositivo, envolvendo três professoras alfabetizadoras que atuavam nos anos 1, 2 e 3 do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados sob o paradigma da análise de conteúdo. Concluiu-se que o desenvolvimento de projetos didáticos com turmas de alfabetização requer uma atenção especial, para que os objetivos do projeto sejam cumpridos, sem desconsiderar a heterogeneidade dos alunos, sobretudo quanto ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética. Dentre outras características dessa modalidade organizativa do trabalho pedagógico, foi identificada que a mediação docente para garantir a participação dos estudantes no planejamento, execução e avaliação das atividades foi a principal dificuldade enfrentada, assim como a criação de estratégias que contribuíssem para que as crianças realizassem as atividades e, ao mesmo tempo, avançassem nos conhecimentos sobre o sistema notacional. Para contribuir com a melhoria das práticas de alfabetização e por se tratar de um Mestrado Profissional foi elaborado um Guia Didático que traz orientações e exemplos de projetos didáticos vivenciados na alfabetização de crianças. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66125 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Patrícia Valéria Bemvindo da Silva.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons