Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66125
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEAL, Telma Ferraz | - |
dc.contributor.author | SILVA, Patrícia Valéria Bemvindo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T11:19:59Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T11:19:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Patrícia Valéria Bemvindo da Possibilidades e desafios do desenvolvimento de projetos didáticos no processo de alfabetização na perspectiva do letramento. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação básica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66125 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo identificar as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento de projetos didáticos na alfabetização de crianças. O trabalho de investigação seguiu os contornos metodológicos da pesquisa de campo à luz das contribuições teóricas de autores que tratam especificamente de projetos didáticos. Foi adotada a abordagem qualitativa, por meio da observação de 30 aulas e 30 minientrevistas. Foi feito um estudo exploratório, participativo e propositivo, envolvendo três professoras alfabetizadoras que atuavam nos anos 1, 2 e 3 do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados sob o paradigma da análise de conteúdo. Concluiu-se que o desenvolvimento de projetos didáticos com turmas de alfabetização requer uma atenção especial, para que os objetivos do projeto sejam cumpridos, sem desconsiderar a heterogeneidade dos alunos, sobretudo quanto ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética. Dentre outras características dessa modalidade organizativa do trabalho pedagógico, foi identificada que a mediação docente para garantir a participação dos estudantes no planejamento, execução e avaliação das atividades foi a principal dificuldade enfrentada, assim como a criação de estratégias que contribuíssem para que as crianças realizassem as atividades e, ao mesmo tempo, avançassem nos conhecimentos sobre o sistema notacional. Para contribuir com a melhoria das práticas de alfabetização e por se tratar de um Mestrado Profissional foi elaborado um Guia Didático que traz orientações e exemplos de projetos didáticos vivenciados na alfabetização de crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.relation.haspart | https://attena.ufpe.br/handle/123456789/57283 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projetos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e desafios do desenvolvimento de projetos didáticos no processo de alfabetização na perspectiva do letramento | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0728044791233444 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2358658346044158 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Basica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aimed to identify the possibilities and challenges for the development of didactic projects in children's literacy. The research work followed the methodological contours of field research in light of the theoretical contributions of authors who specifically deal with didactic projects. A qualitative approach was adopted, through the observation of 30 classes and 30 mini-interviews. An exploratory, participatory and purposeful study was carried out, involving three literacy teachers who worked in years 1, 2 and 3 of Elementary School. The data were analyzed using the content analysis paradigm. It was concluded that the development of didactic projects with literacy classes requires special attention, so that the project objectives are met, without disregarding the heterogeneity of the students, especially regarding mastery of the Alphabetic Writing System. Among other characteristics of this organizational modality of pedagogical work, it was identified that teaching mediation to ensure student participation in the planning, execution and evaluation of activities was the main difficulty faced, as well as the creation of strategies that would help children carry out tasks. Activities and, at the same time, advance their knowledge of the notational system. To contribute to the improvement of literacy practices and because it is a Professional Master's Degree, a Didactic Guide was created that provides guidance and examples of didactic projects experienced in children's literacy. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Patrícia Valéria Bemvindo da Silva.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons