Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66123

Compartilhe esta página

Título: Estratégias de agrupamentos para o trato com a heterogeneidade de níveis conhecimento
Autor(es): FREIRE, Deiviane Reis de Melo
Palavras-chave: Alfabetização; Agrupamento; Heterogeneidade; Sala de aula
Data do documento: 11-Ago-2025
Citação: FREIRE, Deiviane Reis de Melo. Estratégias de agrupamentos para o trato com a heterogeneidade de níveis conhecimento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos professores no uso de agrupamentos nos anos iniciais do ensino fundamental I para o trabalho com a heterogeneidade de conhecimentos. Utilizamos como instrumento de coleta de dados 10 observações de aulas, além de uma entrevista semiestruturada feita com a professora, além do registro no caderno de campo, com intuito de identificar na sua postura frente às situações na sala que venham a estar em acordo com os objetivos da pesquisa. Os dados foram analisados mediante a perspectiva teórica da análise temática. Os resultados parciais mostraram que a docente tem um trabalho voltado para as heterogeneidades com grupos, porém durante a mediação das atividades pedagógicas não usa de maneira proveitosa esses agrupamentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66123
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_Deiviane Reis- Versão 20-08.docx.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Deiviane_Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_.docx_assinado.pdf110,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons