Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66123

Share on

Title: Estratégias de agrupamentos para o trato com a heterogeneidade de níveis conhecimento
Authors: FREIRE, Deiviane Reis de Melo
Keywords: Alfabetização; Agrupamento; Heterogeneidade; Sala de aula
Issue Date: 11-Aug-2025
Citation: FREIRE, Deiviane Reis de Melo. Estratégias de agrupamentos para o trato com a heterogeneidade de níveis conhecimento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. Pedagogia. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos professores no uso de agrupamentos nos anos iniciais do ensino fundamental I para o trabalho com a heterogeneidade de conhecimentos. Utilizamos como instrumento de coleta de dados 10 observações de aulas, além de uma entrevista semiestruturada feita com a professora, além do registro no caderno de campo, com intuito de identificar na sua postura frente às situações na sala que venham a estar em acordo com os objetivos da pesquisa. Os dados foram analisados mediante a perspectiva teórica da análise temática. Os resultados parciais mostraram que a docente tem um trabalho voltado para as heterogeneidades com grupos, porém durante a mediação das atividades pedagógicas não usa de maneira proveitosa esses agrupamentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66123
Appears in Collections:TCC - Pedagogia



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons